26/01/2021 às 16h17min - Atualizada em 26/01/2021 às 16h17min

Unidades de saúde de São José oferecem material bilíngue para imigrantes haitianos

Da Redação
Prefeitura de São José
As unidades de saúde de São José já contam com material bilíngue em português e crioulo haitiano (língua falada no Haiti). De acordo com a prefeitura, parceria entre o IFSC, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, pretende facilitar o atendimento e a comunicação com os imigrantes haitianos.

O material impresso, distribuído na rede básica de saúde, tem ilustrações, vocábulos e pequenas frases nos dois idiomas. O formato digital tem o mesmo conteúdo do impresso, podendo ser divulgado via redes sociais e meios de comunicação como o WhatsApp.  

Com auxílio dos profissionais de saúde e da assistência social foram levantadas as demandas mais frequentes como prescrição médica, métodos contraceptivos, amamentação, introdução alimentar, vacinação, pós-parto, violência doméstica, emergência e atendimento do SAMU, além de tradução de documentos para as consultas e confecção do Cartão Nacional de Saúde.

"Essa era uma necessidade, tanto dos profissionais da saúde como dos imigrantes. Esse material vai facilitar a comunicação entre o paciente e os profissionais da saúde, resultando em mais qualidade no atendimento”, ressaltou a Secretária de Saúde Sinara Simioni.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp