02/10/2020 às 19h58min - Atualizada em 02/10/2020 às 19h58min

Autenticidade das carteiras de identidade em SC agora podem ser consultadas por QR Code

Da Redação
Mauricio Vieira / Secom
O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina disponibiliza para a população desde esta sexta-feira, 2, uma ferramenta que possibilita consultar a autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code. O sistema, desenvolvido em parceria com o Ciasc, vale para os modelos novos de RG, que foram emitidos a partir de 14 de outubro de 2019, que contam com o código.

“As pessoas poderão verificar através deste sistema se o documento é verdadeiro. A ferramenta deve reduzir a quantidade de fraudes que ocorrem para executar alguns trâmites financeiros nos comércios, bancos e outros, quando criminosos apresentam documentos falsos para praticar golpes,” informou o diretor de Identificação do IGP, Fernando Souza.

O procedimento é feito acessando o link validador.igp.sc.gov.br, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android). Após autorizar o uso, o cidadão deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade. E então aparecerá na tela as mesmas informações constantes na carteira de identidade consultada, confirmando se tratar de um documento autêntico.

“Se o documento for falso aparece na tela uma mensagem de não existente. Importante frisar que não se trata de um RG digital, pois ainda não há respaldo legal para uso da carteira de identidade digital sem a posse do documento físico junto”, esclareceu o diretor.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp