30/06/2022 às 10h25min - Atualizada em 01/07/2022 às 00h01min

Raízen lança programa de desenvolvimento para micro e pequenos fornecedores

Iniciativa oferece consultoria personalizada em parceria com o Sebrae, além de conceder benefícios e promover independência financeira

SALA DA NOTÍCIA Loures Consultoria
Raízen/Divulgação
A Raízen, empresa integrada e referência global em bioenergia, lançou o Raízen Desenvolve, seu novo programa de desenvolvimento que oferece consultoria personalizada para micro e pequenos fornecedores pré-selecionados, por meio de uma parceria com o Sebrae. O programa concede também benefícios como redução do prazo de pagamento e isenção da taxa de homologação para fornecimento.

“Nosso objetivo é não só investir na sustentabilidade da nossa cadeia de valor, mas deixar um legado de crescimento e gerar independência financeira para micro e pequenos fornecedores, promovendo novos negócios e desenvolvendo os territórios onde estamos inseridos”, explica Henrique Nakamura, diretor de Suprimentos da Raízen.

A capacitação em parceria com o Sebrae vai atender 65 fornecedores, nas regiões de Piracicaba (SP), Jaú (SP), Guariba (SP), Lagoa da Prata (MG) e Caarapó (MS), onde a Raízen possui parques de bioenergia. As consultorias serão personalizadas, de acordo com os riscos e oportunidades de cada fornecedor participante, e terão duração de oito meses.

Em parceria com o Sebrae, a Raízen passou a disponibilizar também uma plataforma digital, com treinamentos e cursos para todos os fornecedores da companhia.

O Raízen Desenvolve concede também redução do prazo de pagamento e isenção da taxa de homologação para auxiliar o fluxo de caixa, beneficiando fornecedores distribuídos em 84 microrregiões em todo o país. Para isso, cada participante deve atender critérios de porte e seu capital social ser limitado a no máximo R$ 4,8 milhões.

O programa conta ainda com um processo de avaliação contínua. Ao final do atual ano-safra (abril de 2022 a março de 2023), a companhia irá compilar indicadores importantes dos participantes do programa, como a medição por deslocamento -- que observa a evolução de cada empreendedor a partir de índices de engajamento e participação em oficinas, fóruns e reuniões --, entrega de planos de ação, além da evolução da variação de Supplier Index e do score SERASA, que deverá estar acima de 500 pontos.

“Todas essas ações fazem parte dos esforços de expansão da Raízen, com o intuito de promover impacto positivo para além de nossas operações, incentivando o crescimento conjunto da companhia e dos territórios, e estimulando fornecedores para que possam evoluir e se reposicionar no mercado de forma contínua”, comenta Nakamura.

Atualmente, a Raízen conta com mais de 5 mil fornecedores, sendo que 56% deles são de micro ou pequeno porte. Além do Raízen Desenvolve, a companhia apresenta diversas iniciativas de apoio a fornecedores parceiros, como o Programa ELO, que apoia produtores de cana-de-açúcar da empresa na transformação de seus cultivos para modos de produção mais sustentáveis, impactando diretamente mais de 14 mil pessoas desde 2014.

Para mais informações sobre iniciativas e formas de parceria, acesse o Portal dos Fornecedores da Raízen.

Sobre a Raízen

Somos a Raízen
- referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e
4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura com mais de 60 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp