27/06/2022 às 15h51min - Atualizada em 29/06/2022 às 00h01min

Executiva cria ONG voltada à saúde mental e estudos de gênero e concretiza potente rede de auxílio à população feminina e LGBTQIA+

Ipefem impacta mensalmente mais de 50.000 pessoas e se dedica à educação em saúde mental para mulheres e redução de desigualdades em relação ao gênero

SALA DA NOTÍCIA Temma
Divulgação

Intuição. Uma palavra ou um sentimento que não parece se enquadrar muito bem no universo corporativo, mas que foi a ignição para que Ana Tomazelli, executiva com mais de 20 anos de carreira na área de Gestão de Pessoas em grandes empresas, repensasse o seu caminho profissional. Foi a partir da intuição que Ana fundou, em 2019, o Ipefem - Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas. 

O Ipefem é uma Organização Social, ou, popularmente, uma Organização Não-Governamental (ONG) e tem seu foco voltado à pesquisa e educação em saúde mental. “O que fazemos é, essencialmente, ensinar pessoas a identificar e interromper processos de violência socioemocional internos e externos, seja na família, nos relacionamentos ou no trabalho, com bastante foco no trabalho”, ressalta a fundadora. “O que significa isso? Significa aprender a nomear as violências que não parecem violências, para poder se proteger e ter uma vida mais saudável. Significa aprender a se posicionar, a dizer que determinado comportamento está te incomodando e encontrar caminhos para que as microagressões não se repitam”.

A intuição de Ana tinha muito a ver com seu olhar em relação ao mundo e à sociedade. “Para mim, não bastava apenas ser consciente das desigualdades. Eu sentia que precisava fazer algo concreto, articular ações em prol da igualdade de gênero e da saúde mental nesse âmbito”, conta. “Então, me juntei com mais seis pessoas e criamos o Instituto”.

Transversalidade e diversidade

A diversidade é um tema urgente e necessário, e as Corporações cada vez mais se engajam nessa frente. Além do atendimento às pessoas físicas, o Ipefem também presta serviço para empresas, sempre com foco em saúde mental. “Oferecemos consultorias, treinamentos e pesquisas para empresas de todos os portes, que queiram se aproximar do assunto e tenham como foco a conscientização e diversificação do quadro de colaboradores”, explica Ana. “Até porque, a qualidade da saúde mental de uma pessoa vai ter uma relação direta com o ambiente em que ela vive e quanto tempo a gente passa no trabalho.”

Além de oferecer à sociedade os resultados de suas pesquisas, o Instituto também beneficia, por este mesmo canal, a comunidade participante dos estudos. “Toda vez que a gente faz uma pesquisa no Ipefem, nós viabilizamos algum benefício para as pessoas que respondem. Entre essas devolutivas estão cursos gratuitos, círculos terapêuticos, inclusão em bancos de vagas, e assim por diante”, pontua.   

“Somos uma plataforma B2C que atua a partir de três eixos: Pesquisa, Educação e Terapia. Desde a nossa fundação, em julho de 2019, mais de 5.000 pessoas participaram de nossas pesquisas e beneficiamos, diretamente, mais de 3.500 pessoas com atendimento terapêutico e cursos livres focados em gênero e saúde mental”, pontua Ana.

Qualquer pessoa pode fazer o cadastro gratuitamente para ter acesso aos materiais e conteúdos disponíveis na plataforma Comunidade Ipê. Essa foi a forma que o Ipefem encontrou para deixar disponível toda a produção, além da página do Instagram (@ipefem), atendendo ao objetivo social de democratização de um conhecimento que ainda é tão elitizado no país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp