28/06/2022 às 09h55min - Atualizada em 29/06/2022 às 00h01min

Especialista dá dicas para empreendedores fugirem da falência

Uma boa educação financeira garante que o negócio cresça de modo sustentável

SALA DA NOTÍCIA Oliver Press
https://www.upconsorcios.com.br/
Divulgação

No Brasil, existem cerca de 6,4 milhões de empresas. Dessas, 99% são PMEs e detêm 52% dos empregos com carteira assinada do setor privado, segundo dados da Serasa Experian.

Apesar de muitos empreendedores encontrarem o sucesso, muitos sentem que não têm conhecimento sobre finanças. Problemas de fluxo de caixa, por exemplo, podem levar o negócio à falência. Por isso, um bom plano financeiro deve ser um dos pilares da empresa, desde o início de sua operação.

Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon, separou cinco dicas de Educação Financeira que vão ajudar os empreendedores a estruturar o negócio e crescer de modo sustentável. 

1. Crie um orçamento e cumpra-o

É importante criar um orçamento para evitar que uma empresa se afunda em dívidas. Isso o ajudará a diferenciar os “obrigatórios” dos “desejos” em todas as facetas de suas operações. Mas se precisar de dinheiro para expandir os negócios, escolha o consórcio, pois não cobra juros.

2. Economize para um dia chuvoso 

Certifique-se de estar pronto para quaisquer flutuações sazonais ou desacelerações no mercado, economizando para um fundo de emergência. Isso também dá tranquilidade se surgirem contratempos e obstáculos. Não é se você experimenta um revés ou não, é sobre como você está preparado para enfrentar a tempestade quando ela chegar. 

3. Reinvestir no negócio

Quando sua empresa experimentar um rápido crescimento e aumento de lucro, comemore as vitórias. Mas não perca de vista seus objetivos de longo prazo. Certifique-se de reinvestir o capital de volta na empresa para que ela continue em uma trajetória de crescimento. Recompense a si mesmo e sua equipe pelo trabalho duro, mas não exagere. Em vez disso, contrate mais pessoas, invista em mais marketing ou procure novas plataformas ou tecnologias para ajudar sua empresa a ter sucesso e manter o ritmo. 

4. Não ignore suas finanças pessoais

Ser empreendedor exige muito trabalho e dedicação, por isso pode ser fácil para os proprietários de pequenas empresas ficarem tão envolvidos no crescimento de sua marca que esqueçam de suas finanças pessoais. Então certifique-se de que está economizando dinheiro para seu próprio fundo pessoal tanto para dias chuvosos como para a sua aposentadoria. Lembre-se: Você precisa ter uma renda também.

5. Busque orientação 

Ninguém é obrigado a saber sobre tudo, mas para ter um negócio de sucesso é preciso buscar conhecimento e capacitação nas áreas que não domina. Hoje é possível encontrar muitos conteúdos gratuitos que podem ajudar a compreender melhor o mercado e o seu ramo de atuação, e dentre as principais vantagens de obter esse conhecimento é poder encarar as dificuldades com mais preparação, ter um olhar diferenciado para solucionar problemas, conhecer com mais precisão os seus concorrentes, descobrir alternativas para estruturar o seu negócio e sair na frente com criatividade e êxito.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp