28/06/2022 às 15h56min - Atualizada em 28/06/2022 às 18h00min

RHOPEN e USERH apontam os principais desafios das lideranças no cenário pós-pandemia

• Plataformas digitais, que tiveram uso intensificado durante a pandemia, devem ser vistas como ferramentas estratégicas de gestão de pessoas, extrapolando o operacional

SALA DA NOTÍCIA Elisa Polonio
Divulgação
A onda de demissões voluntárias que surgiu nos EUA e Europa no contexto da Covid-19, conhecida como “a grande renuncia”, vem preocupando os profissionais de Recursos Humanos de todo o mundo, inclusive os brasileiros. De acordo com o levantamento da consultoria Blue Management Institute (BMI) ao contrário do que acontece no restante do mundo, esse movimento no Brasil tem, entre seus adeptos, pessoas com mais escolaridade.

Segundo o estudo, no cenário brasileiro, mais da metade dos profissionais que têm melhor condição financeira - o que corresponde a cerca de 54,2% dos entrevistados - passaram a priorizar, no contexto da pandemia, o modelo de trabalho híbrido. O segundo motivo para a demissão voluntária é a fuga de uma cultura corporativa tóxica, com ausência de promoção de diversidade, equidade ou inclusão (52,1%) e o terceiro é a disputa por profissionais mais qualificados no mercado de trabalho (50%), principalmente da área de tecnologia.

 De acordo com a CEO da RHOPEN, Cátia Horsts, o panorama brasileiro apresenta características bem específicas. Entre elas, a necessidade do desenvolvimento das lideranças do negócio. “Elas precisam promover novos modelos de gestão dirigidos para a retenção de profissionais a partir da facilitação, reconhecimento e valorização. Além da promoção da cultura de aprendizado constante, a companhia precisa gerar agilidade e transparência para um plano de carreiras efetivo que reconheça e promova os colaboradores”, alerta Cátia. 

Outro ponto fundamental reforçado pela executiva é o discurso de saúde mental sair do papel e ser posto em prática. “O colaborador precisa sentir na prática que ele consegue buscar o equilíbrio entre o estresse do dia a dia de trabalho e o retorno que a empresa oferece. O foco na saúde mental deixou de ser frases bonitas nas paredes e no papel para ser uma obrigatoriedade da empresa que quer atrair e reter os melhores talentos do mercado”.

Cursos e avaliações devem apresentar inteligência e serem integrados – segundo Jaciara Pinheiro, CEO da USERH, as próprias lideranças devem rever o feedback tradicional, muitas vezes fonte de ansiedade e bloqueios por estigmatizar pontos negativos, e, ao invés disso, unir à avaliação de pontos fortes e a serem desenvolvidos na jornada do colaborador o consumo de cursos e outras atividades realizadas de forma digital. “Muitas vezes a empresa recorre a processos seletivos longos e custosos para buscar talentos que ela já tem internamente. Por não saber detectar essas aptidões, muitos recursos são consumidos sem um retorno satisfatório”, relata a executiva.

Ainda de acordo com Jaciara, plataformas digitais de treinamento e onboarding além serem facilitadores operacionais, podem e devem ser utilizadas como componente estratégico de tomada de decisão. “O consumo de cursos e realização de atividades virtuais pelos colaboradores pode se converter em informações valiosas, como habilidade para desenvolvimento de um plano de carreira, promoção, absorção ‘in house’ de serviços até então terceirizados, entre outros. Todo o formato da jornada do colaborador deve ser revisto, e o consumo de aprendizado e avaliações não estão livres disso”, finaliza.

SOBRE A RHOPEN

A RHOPEN é uma consultoria full service de Gestão de Pessoas. Desde 2011 oferece soluções de Recursos Humanos e Departamento Pessoal a empresas de todos os tamanhos e segmentos, em todo o Brasil e no exterior.
Em 2020 a marca se tornou uma franquia. Atualmente, possui unidades em nove localidades do Brasil – Vitória, Belo Horizonte, Recife, Caçapava do Sul, Alphaville, Jundiaí, São Luís e Parauapebas e Rio de Janeiro.
O portfólio de serviços é completo e modular, com capacidade para atender a qualquer demanda empresarial na área de gestão de pessoas.

SOBRE A USERH

A USERH é uma plataforma digital de treinamento e desenvolvimento elaborada para que empresas dos mais diversos portes e segmentos criem sua própria universidade corporativa, contribuindo nos processos de integração e aperfeiçoamento de colaboradores e equipes.
Fundada pelas sócias Cátia Horsts e Jaciara Pinheiro, a USERH é uma empresa 100% formada por mulheres, idealizada para suprir demandas e atender às necessidades no segmento da educação corporativa. Do onboarding de colaboradores às avaliações de desempenho, a USERH é uma solução 360°, que não requer integração com outras plataformas para atuar no aperfeiçoamento de talentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp