02/10/2020 às 16h15min - Atualizada em 02/10/2020 às 16h15min

Famílias de Palhoça prejudicadas pelo ciclone bomba já podem sacar FGTS

Da Redação
Twitter
As vítimas do ciclone que atingiu Palhoça entre os dias 30 de junho e 1º de julho, e que se cadastraram na Defesa Civil do município, para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), podem baixar o aplicativo Caixa Tem, já que a fase de pagamento já teve início.

O aplicativo é o mesmo utilizado para recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal, mas o FGTS está disponível no ícone “Calamidades”. As pessoas que tiverem dificuldade para utilizar a ferramenta, podem buscar informações no escritório da Defesa Civil, anexo à Prefeitura de Palhoça, no bairro Pagani, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Para sanar outras dúvidas como o saldo, é necessário procurar a Caixa Econômica Federal).

O cadastramento teve início em 24 de agosto e se estendeu até 4 de setembro. Foram registrados os moradores do município de Palhoça que, comprovadamente, sofreram danos do vendaval que, em algumas localidades, alcançou mais de cem quilômetros por hora.

Ciclone bomba

O vendaval, que ficou conhecido como “ciclone bomba”, causou muitos prejuízos em Palhoça, em prédios públicos, mas, principalmente, em residências e até casas comerciais. Um relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apresentou registros de mais de 100 ocorrências diversas, causadas pelo vento. Citava que 16 colégios municipais sofreram destelhamento e quebra ou afundamento de forro, diretamente pela ação do vento ou em consequência de queda de árvores.

Posteriormente, ficou comprovado que o número de moradias danificadas era bem maior. O relatório final indica que 152 residências foram danificadas.
 
O mesmo documento da Compdec informava que a interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica atingiu mais de 1.500 unidades consumidoras, afetando também serviços de telefonia e internet.


Hora após a passagem do fenômeno climático, a administração municipal decretou “situação de emergência em razão dos efeitos ocasionados pelo ciclone”. O Decreto 2.607, de 01 de julho, foi assinado após o recebimento do relatório de danos, realizado pela  Defesa Civil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp