23/01/2021 às 10h29min - Atualizada em 23/01/2021 às 10h29min

Produção da macroalga, em SC, traz benefícios ao meio ambiente e ao produtor

Da Redação
Epagri
Mesmo sendo 2020 um ano em que a pandemia de Covid-19 paralisou muitas atividades econômicas, em se tratando da produção da macroalga Kappaphycus alvarezii houve dois avanços importantes. Em meio a tantas notícias nada animadoras para alguns setores estratégicos em Santa Catarina, este pode comemorar a liberação e a regularização, por parte dos órgãos ambientais e de fiscalização, do cultivo comercial dessa espécie no litoral de Santa Catarina.

Os dois marcos ocorreram, respectivamente, nos meses de fevereiro e de dezembro, e são os fundamentos legais para que a macroalga desponte como uma nova alternativa de renda aos maricultores da região, ao lado da reconhecida produção de ostras, mexilhões e vieiras. A emergência sanitária não interrompeu o trabalho de pesquisa realizada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) há mais de dez anos e é essa história, cujo desfecho já foi antecipado, que será contada a seguir.

A pesquisa

A macroalga foi introduzida no Brasil em 1994, pelo professor da USP (Universidade de São Paulo) Edison José de Paula, que trouxe um clone da espécie proveniente do Japão. O desafio da sua pesquisa era suprir a ausência de uma espécie nativa economicamente viável para a Maricultura. Os primeiros experimentos foram realizados no município de Ubatuba, no litoral paulista, e, concomitantemente, buscava-se a legalização desse tipo de cultivo no país.

O interesse por esse tipo de alga é mundial e deve-se principalmente à Carragenana, seu principal derivado largamente utilizado pelas indústrias alimentícia, farmacêutica, química e cosmética. Dada a inúmera aplicabilidade desse gel em diversos setores econômicos, ao menos 25 países cultivam a K. alvarezii. Somente o Brasil importa por ano mais de 2 mil toneladas do espessante, o que representa uma despesa em torno de 15 milhões de dólares.

Apesar de Rio de Janeiro e São Paulo já produzirem a espécie desde 2008, os dois estados não entraram efetivamente em uma escala comercial. Para a professora do Departamento de Aquicultura da UFSC, a bióloga Leila Hayashi, “o Brasil tem todas as possibilidades para ingressar de fato neste mercado. Os maiores fornecedores, que são Filipinas (país de origem da K. alvarezii), Indonésia e Tanzânia, não estão conseguindo atender à demanda internacional, pois enfrentam uma série de problemas decorrentes das mudanças climáticas”.

Hayashi envolveu-se com o estudo da macroalga em 1998, durante seu mestrado em Botânica na USP, no qual recebeu orientação do próprio idealizador. A participação mais concreta ocorreu em 2003, no início do seu doutorado. À época, seu orientador Eurico Cabral de Oliveira Filho lhe propôs dar continuidade à pesquisa, em virtude do falecimento do professor Edison em 2001. Os motivos que a levaram aceitar deixa explícitos: “sempre quis fazer parte de um trabalho em que a universidade pudesse realmente fazer a diferença na sociedade; e por ser uma obra da qual já era completamente apaixonada”.

Outro momento decisivo para a pesquisadora aconteceu em 2008, em que a UFSC e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) a convidaram para desenvolver o cultivo da macroalga no estado. Para sinalizar com uma resposta positiva levou em consideração a reconhecida tradição da Maricultura no litoral Sul do país e, mesmo diante de diferenças regionais, a possibilidade de trazer e adaptar as experiências do Sudeste. “A ideia era expandir o modelo para o resto do Brasil e poder tornar o nosso país independente de importações”, argumenta Leila.

O recomeço

O primeiro cultivo experimental da macroalga foi instalado na praia de Sambaqui, em Florianópolis, onde a Universidade possui uma fazenda marinha vinculada ao Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM). Nesta localidade uma estrutura foi implantada para a produção de ostras e mexilhões, “a partir de pedaços de talo, amarrados em cabos mantidos em sistemas flutuantes, como balsas ou long-lines. A tecnologia empregada visava um cultivo sustentável da espécie e a seleção de linhagens mais produtivas, para produção de Carragenana de qualidade”, explica a professora. Os dados preliminares foram positivos e mostraram que a espécie se adaptou muito bem às condições do litoral de Santa Catarina.

Os estudos da UFSC, em parceria com a Epagri e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, sempre foram acompanhados pelos órgãos ambientais, por se tratar de uma espécie não nativa do Brasil. A cada período de três anos era necessário renovar a licença experimental de cultivo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mesmo sendo produzida no Brasil desde 1994 e, desde então, não ter provocado nenhum impacto ambiental, o monitoramento do ciclo produtivo deve ser constante, influenciado novamente pelas alterações climáticas.

No fim da primeira licença, em 2011, a renovação somente foi possível em 2017, devido à exigência do Ibama em expandir o cultivo para mais três pontos do litoral catarinense – nos municípios de Penha, Governador Celso Ramos e no bairro Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Neste intervalo de seis anos sem o licenciamento, foi preciso retirar as estruturas do mar e dar continuidade à pesquisa na Seção de Macroalgas do Laboratório de Camarões Marinhos (LCM) da UFSC.

Os alunos da UFSC, nessa etapa laboratorial, ajudaram a estabelecer as condições necessárias para o cultivo nos tanques. Havia a preocupação de manter a alga saudável em um ambiente completamente diferente do mar, com controle de temperatura da água e regime de nutrientes. Para Leila, “esta fase foi bastante positiva, pois alavancou dissertações de mestrado e teses de doutorado e, por esses estudos, o Brasil se tornou referência nos experimentos para introdução da macroalga em outros países”.

Em todo esse processo, que já ultrapassa 10 anos, houve o envolvimento de profissionais e estudantes ligados a instituições de pesquisa, integrantes de órgãos governamentais das três esferas e, fundamentalmente, maricultores. Além da pesquisa, Hayashi divide sua rotina profissional entre o departamento e o Laboratório, ambos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação, com enfoque em macroalgas marinhas e na geração de novas tecnologias de cultivo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp