01/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 01/06/2022 às 00h00min

Prefeitura de Palhoça vai passar a participar do processo de emissão de carteiras de identidade

Da Redação
Divulgação
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, recebeu, na tarde desta segunda-feira (30), em seu gabinete, a visita do perito-geral da Polícia Científica Giovani Eduardo Adriano, atual presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina. O objetivo da visita foi a assinatura de um termo de cooperação técnica que vai possibilitar que a Prefeitura de Palhoça passe a dar entrada em processos de emissão da cédula individual de identificação, popularmente chamada de carteira de identidade.

A Prefeitura vai destinar um espaço público, dentro da Secretaria de Assistência Social, para a realização do serviço. O posto de identificação será montado com todos os equipamentos necessários, e servidores serão capacitados para realizar a tarefa de inserção dos dados de identificação civil dos requerentes, dando início ao processo de requisição da carteira de identidade.

Segundo consta no termo de cooperação, a Polícia Científica vai instruir os servidores, segundo os padrões e normas vigentes, sobre os procedimentos para a inserção de dados e a realização do cadastramento das informações, poupando tempo e agilizando o andamento posterior do processo, que será concluído dentro da Polícia Científica.

A princípio, a prioridade de atendimento será voltada à população de baixa renda. “Hoje, o único ponto de atendimento em Palhoça é no posto do Shopping ViaCatarina, inclusive são feitos muitos encaminhamentos da nossa Secretaria Assistência Social para lá, por meio dos nossos equipamentos, como Cras e Creas, e agora a gente vai descentralizar, a Prefeitura de Palhoça vai abarcar esse serviço, como uma forma de oferecer mais um benefício socioassistencial e dar celeridade ao processo de emissão da carteira de identidade”, expressa o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

“A Prefeitura está liberada para fazer a identidade de qualquer pessoa, mas não é a nossa intenção. A nossa intenção é a de trabalhar com o público de baixa renda, tirar a invisibilidade dessas pessoas e trazê-las para dentro do sistema. É difícil para a Prefeitura atender pessoas que não estejam inseridas nos nossos cadastros, então, a intenção é a de dar visibilidade a essas pessoas, para que elas possam usufruir de todos os nossos equipamentos e de todas as ferramentas que nós colocamos à disposição para prestar o auxílio socioassistencial”, destaca o secretário de Assistência Social, Maurício Roque da Silva.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp