19/01/2021 às 17h03min - Atualizada em 19/01/2021 às 17h03min

São José recebe 4.040 doses da vacina contra a Covid-19 e inicia imunização

Da Redação
Divulgação
Com a disponibilidade das vacinas contra a covid-19 para o município de São José na manhã desta terça-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde partiu para o Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios, que funciona no CATI, para aplicar as primeiras doses nos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença.

A primeira a ser imunizada foi a enfermeira Mariliz Cabral Broering Diener, responsável pelo Centro de Referência. Na sequência o idoso Odir Hass, de 80 anos, que reside desde 2008 na Orionópolis Catarinense, recebeu a dose na própria instituição. Eles representam os grupos prioritários desta fase.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila e a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, acompanharam o começo da campanha. “É um momento de alegria. A vacinação nos traz esperança para vencermos a pandemia. É importante destacar que esse processo de imunização será realizado conforme as doses forem disponibilizadas. A população não pode relaxar das medidas de prevenção, que são: distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras”, orientou Orvino.

Neste primeiro momento, a estimativa é vacinar 531 pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e 3.306 profissionais de saúde. As doses enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde têm um adicional de aproximadamente 5% sobre o número estimado dos vacinados em função do cálculo de perda operacional, já previsto para as campanhas.

“A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que em três dias façamos essas aplicações. Nesta terça-feira, a equipe de profissionais está percorrendo as 24 instituições de longa permanência para administrar as doses da vacina. E hoje ainda devemos concluir essa imunização nas ILPs. Na quarta e na quinta, a vacinação será realizada nos locais de trabalho dos profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, detalha a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni.

Os vacinados nesta etapa inicial devem receber a segunda dose da Coronavac daqui duas semanas. Por segurança, as doses para o reforço, em igual quantitativo, permanecem na central de distribuição da Secretaria de Estado de Saúde.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp