23/05/2022 às 16h22min - Atualizada em 23/05/2022 às 21h10min

Grupo Carrefour Brasil amplia número de empreendedores negros em suas lojas em São Paulo e Rio grande do Sul

A ação faz parte do trabalho contínuo do Grupo para potencializar e fomentar negócios de afroempreendedores

SALA DA NOTÍCIA Grupo Carrefour Brasil
Divulgação

Em continuidade a ação iniciada em dezembro de 2021 para potencializar e fomentar negócios de afroempreendedores, o Grupo Carrefour Brasil inclui sete novos fornecedores em suas lojas físicas localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, e também no marketplace. A iniciativa faz parte de uma série de ações de estímulo à equidade racial e ao empreendedorismo negro e tem como propósito apresentar novos produtos e serviços para os clientes, ampliando o acesso e a visibilidade desses negócios no varejo.

Dentre as marcas incluídas estão: Abebé, especializada em cosméticos; Soulbrio, responsável por produzir produtos veganos, específicos para dreads e tranças; Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e cacheados; Tons de Preta, loja de produtos para cabelos ondulados, cacheados e crespos; Preta Pretin, responsável por fabricar toalha de banho infantil com estampas de príncipes e princesas pretas; Mayore Beauty, marca que oferece uma linha de maquiagens e Kioo Modas, marca de roupas infantis.

Os empreendedores selecionados foram capacitados por um Squad formado por representantes do Grupo Carrefour Brasil. “Conversamos com os empreendedores para entender as necessidades deles e prepará-los para terem seus produtos vendidos em uma grande rede varejista. Ao mesmo tempo, revisamos os nossos processos internos, para entender quais eram os entraves para pequenos fornecedores. Esse é um projeto que nos orgulha muito, pois causamos um impacto positivo e aceleramos o negócio desses empreendedores e também nos nossos processos internos que se tornam mais ágeis, mais simples e mais inclusivos,”, explica Tatiana Jorge, Gerente de Planejamento Comercial do Grupo Carrefour.

A primeira fase desta iniciativa contou com 8 afroempreendedores que tiveram seus produtos à venda nas gôndolas de 10 supermercados paulistas e gaúchos, e no marketplace do Carrefour e que hoje já ocupam 22 unidades. “Estamos construindo um plano de expansão para esses empreendedores a fim de inseri-los cada vez mais na carteira de fornecedores do Grupo e prepará-los para o mercado Após a entrada nas lojas, seguimos acompanhando, apoiando e analisando oportunidades de disseminação, pois o nosso objetivo é ampliar a atuação desses profissionais de forma gradual e responsável”, destaca Tatiana.
 

Antirracismo em ação

Segundo dados da Pesquisa Potência Preta, elaborada pela Feira Preta e pelo Instituto Locomotiva Brasil e divulgada em novembro de 2021, 85% das pessoas negras no Brasil têm interesse em empreender, o maior impeditivo é a falta de dinheiro para investir no próprio negócio. Com o apoio do Grupo, segundo a CEO da Abebé Cosméticos,Jacqueline Bastos, foi possível deixar as estatísticas e empreender. “Eles buscaram entender em que estágio cada empresa estava, tiraram nossas dúvidas e trouxeram soluções. Podemos dizer que o Grupo Carrefour Brasil é o nosso mais novo parceiro. A partir desta oportunidade, esperamos que o público abrace os nossos produtos e entendam que por trás de um serviço existe uma história e um propósito. Que seja apenas o início desta jornada”.

Para os afroempreendedores esse tipo de ação é importante para que exista, de fato, a inclusão, o incentivo e a abertura de oportunidades. Daniele Santos, diretora executiva da SoulBrio, acredita que um dos desafios do empreendedor negro é “obter escala sem desequilibrar seu capital de giro e a iniciativa do Grupo Carrefour ao oferecer vantagens não usuais do grande varejista, propicia condições para a alavancagem dos empreendimentos da população negra, além de ser uma ação afirmativa de cunho socioeconômico para a superação do racismo e suas consequências”, conta.

Já Flávia Nogueira, Diretora de operações da Tons de Preta, acredita que daqui pra frente a empresa terá muito mais visibilidade e credibilidade. “Estar dentro do Grupo Carrefour é ocupar um espaço gigante. Além disso, destaco a importância desse fomento no combate ao racismo”, diz.

Para conhecer mais iniciativas com foco em empreendedorismo do Grupo Carrefour Brasil, acesse.


Conheça os participantes:

Abebé Cosméticos

A Abebé Cosméticos Artesanais é uma empresa que nasceu da vontade de disseminar um novo conceito de cuidado corporal, formando conexões entre ancestralidade, representatividade e apreciação da beleza. Promovendo a cura da auto-estima através do cuidado, proporcionando momentos de relaxamento, auto conhecimento e encanto através da comercialização de cosméticos fabricados artesanalmente. Tem como inspiração a orixá Oxum a deusa da beleza, as religiões de matriz africana,os orixás, as raízes e a beleza da mulher negra fortalecendo a identidade cultural e contando história através da beleza.

Redes Sociais

Site
Instagram
 

Beleza Natural

O Beleza Natural nasceu do empreendedorismo de seus quatro sócios, de forma revolucionária e com produtos exclusivos, desenvolve, há mais de 25 anos, tratamentos completos -- entre serviços e produtos - para cabelos crespos, cacheados e ondulados. O primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro, em 1993, na Tijuca, e hoje a rede conta com 38 unidades de negócio em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia), dentre institutos e quiosques de produtos.

Redes Sociais

Site
Instagram
 

Preta Pretin

Preta Pretin surgiu em fevereiro de 2020 e veio com a missão de oferecer autoestima, empoderamento, aceitação e representatividade através dos nossos produtos, para os adultos e principalmente para nossas crianças. A empresa produz jogos de cama e toalhas com estampas de príncipes e princesas pretos.

Redes Sociais
Instagram
 

Tons de Preta

É uma empresa genuinamente brasileira, que nasceu com o desejo de entregar produtos de qualidade para mulheres de cabelos ondulados, cacheados e crespos. Iniciou a jornada desde 2020 com um conceito inovador onde entregam afeto, cuidado e reciprocidade através dos produtos. Predominante feminino e de cabelos cacheados é formado o time da Tons de Preta. Todas as linhas são veganas e fórmula liberada e não testadas em animais, esse é o propósito que nos move diariamente.

Redes Sociais

Site 
Instagram
 

SoulBrio

A SoulBrio é uma marca de produtos cosméticos que nos remete ao orgulho da população negra que tem como compromisso transmitir, a partir dos conceitos de seus produtos, sentimento, orgulho e amor próprio associados à estética negra.

Redes Sociais

Site
Instagram
 

Mayore Beauty

Mayore Beauty foi criada pelo empresário americano Silver Oghayore, após identificar uma demanda por produtos para pele negra no Brasil. Nosso objetivo é ampliar as opções de tons para nós brasileiras, dando autonomia para decidirmos o que nos torna bela e sobre o que merece refletir em nossa pele. Toda sua linha é vegana, e conta com alta pigmentação, disponível em 25 tons de pele com texturas leves e aspecto matte: tudo para exaltar a beleza que existe no seu tom.

Redes Sociais

Site
Instagram
 

Kioo Moda

É uma marca de roupas infantis com o compromisso de produzir moda com representatividade e que contribua para a elevação da autoestima das crianças. KIOO, que na língua banto Suaíli significa ‘’espelho’’. A proposta é preservar a cultura e a ancestralidade através de peças mais contemporâneas, sem perder a alegria e leveza da infância.

Redes Sociais

Site
Instagram


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp