18/01/2021 às 14h44min - Atualizada em 18/01/2021 às 14h44min

Florianópolis divulga plano municipal de vacinação

Da Redação
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
A prefeitura de Florianópolis, divulgou na tarde desta segunda-feira o plano municipal para vacinação contra o novo Coronavírus. O planejamento leva em conta o anúncio ministerial de início da vacinação para esta segunda-feira, 18.  As primeira doses da vacina serão aplicadas simbolicamente em vacinadores do Município.

A primeira fase será destinada aos trabalhadores da Saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos, idosos acamados, posteriormente idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados. 

Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo Coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando. 

A Fase 2 será composta por Pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. A terceira fase será composta por residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e pessoas com transplante, por exemplo. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizante e programação do Ministério da Saúde. 

Para as fases seguintes de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão, por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde. A população que já consultou em algum Centro de Saúde, UPA ou Policlínica, já recebeu vacina em algum momento ou já pegou medicamento em alguma farmácia municipal, já possui um cadastro e poderá acessar seus dados pelo aplicativo.

SEGURANÇA.
 
A prefeitura informou ainda já está organizando um sistema de segurança das vacinas para o novo coronavírus. O imunizante receberá escolta das forças policiais do almoxarifado municipal até os Centros de Referência de vacinação, que estão sendo fechados e serão divulgados nos próximos dias. A abertura dos Centros de Vacinação ocorrerá conforme a chegada de vacinas e da sua quantidade.

A administração informou que os Centros de Saúde continuarão atendendo a população normalmente. “A administração municipal lembra que os locais de vacinação, bem como outras informações sobre a campanha, serão divulgados assim que as doses forem chegando ao Município. Nesta primeira etapa, a vacina contra o Coronavírus não será feita em Centros de Saúde, mas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e Instituições de Longa Permanência. Sempre que novos lotes de vacinas chegarem ao município, as estratégias de cada etapa da campanha serão amplamente informadas”, disse a prefeitura.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp