20/05/2022 às 12h45min - Atualizada em 21/05/2022 às 00h01min

Ciberguerra: Relatório aponta que hackers chineses tentaram roubar dados de defesa russos

Uma campanha de espionagem cibernética chinesa de um ano na Rússia agora tem como alvo os Institutos de Pesquisa de Defesa; as vítimas russas pertencem à Rostec Corporation, a maior holding russa na indústria de radioeletrônica

SALA DA NOTÍCIA Check Point Software
https://www.checkpoint.com/pt/
Itay Cohen, chefe de pesquisa da Check Point Software (divulgação da empresa)
A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, detectou uma operação de espionagem cibernética visando os Institutos de Pesquisa de Defesa da Rússia atualmente ativos. Atribuída a cibercriminosos do Estado-Nação chinês, a operação conta com técnicas de engenharia social para roubar informações confidenciais, especificamente iscas relacionadas às sanções ocidentais à Rússia. Os atacantes conseguiram evitar a detecção por quase 11 meses usando ferramentas inéditas, um carregador multicamada sofisticado e um backdoor apelidado de SPINNER. Os pesquisadores da CPR nomearam esta campanha de "Twisted Panda" para refletir a sofisticação das ferramentas e sua atribuição à China.

A Check Point Research identificou três alvos de pesquisa de defesa, dois na Rússia e um na Bielorrússia. As vítimas russas pertencem a uma holding de defesa estatal russa chamada Rostec Corporation, que é o maior conglomerado da Rússia na indústria de radioeletrônica. O principal negócio das vítimas russas é o desenvolvimento e a fabricação de sistemas eletrônicos para fins de guerra, equipamentos radioeletrônicos especializados militares, estações de radar baseadas e meios de identificação do estado. Os institutos de pesquisa também estão envolvidos em sistemas para aviação civil, no desenvolvimento de uma variedade de produtos civis, como equipamentos médicos e sistemas de controle para indústrias de energia, transporte e engenharia.

Metodologia dos atacantes chineses

Para realizar o ataque, os cibercriminosos enviam a seus alvos um e-mail de phishing contendo um documento que usa as sanções ocidentais contra a Rússia como isca. Quando a vítima abre o documento, ela baixa o código malicioso do servidor controlado pelo atacante, que instala e executa secretamente um backdoor na máquina da vítima. Esse backdoor coleta os dados sobre o dispositivo infectado e os envia de volta ao cibercriminoso. Em seguida, com base nessas informações, o atacante pode executar comandos adicionais ou coletar dados confidenciais dele. Os atacantes chineses têm feito espionagem cibernética contra a Rússia há 11 meses.

Essa ameaça se aproveita de e-mails maliciosos de spear-phishing que usam técnicas de engenharia social. Em 23 de março deste ano, e-mails maliciosos foram enviados a vários institutos de pesquisa de defesa baseados na Rússia com a linha de assunto "Lista de pessoas de <nome do instituto-alvo> sujeitas às sanções dos EUA por invadir a Ucrânia", contendo um link para um site controlado por atacantes imitando o Ministério da Saúde da Rússia, bem como um documento malicioso anexado. No mesmo dia, um e-mail semelhante também foi enviado para uma entidade desconhecida em Minsk, Bielorrússia, com o assunto "Disseminação de patógenos mortais na Bielorrússia pelos EUA". Todos os documentos anexados foram elaborados para se parecerem com documentos oficiais do Ministério da Saúde da Rússia, com seu emblema e título oficial.

Atribuição

As Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTPs) desta operação permitem que a CPR a atribua  ao APT chinês. A campanha “Twisted Panda” apresenta várias coordenações com atacantes chineses de ciberespionagem avançada e de longa data, incluindo APT10 e Mustang Panda.

"Expusemos uma operação de espionagem em andamento contra institutos de pesquisa de defesa russos que foi realizada por cibercriminosos experientes e sofisticados apoiados pela China. Nossa investigação mostra que isso faz parte de uma operação maior que tem como alvo entidades relacionadas à Rússia há cerca de um ano. Descobrimos duas instituições de pesquisa de defesa direcionadas na Rússia e uma entidade na Bielorrússia”, relata Itay Cohen, chefe de pesquisa da Check Point Software.
 
“Talvez a parte mais sofisticada da campanha seja o componente de engenharia social. O momento dos ataques e as iscas usadas são inteligentes. Do ponto de vista técnico, a qualidade das ferramentas está acima da média, mesmo para grupos APT. Acredito que nossas descobertas servem como mais uma evidência de que a espionagem é um esforço sistemático e de longo prazo a serviço dos objetivos estratégicos da China para alcançar a superioridade tecnológica. Nesta pesquisa, vimos como os atacantes chineses patrocinados pelo Estado estão aproveitando a guerra em andamento entre a Rússia e a Ucrânia, liberando ferramentas avançadas contra quem é considerado um parceiro estratégico: a Rússia."
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp