19/05/2022 às 18h43min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h00min

Evento gratuito da Funarte com Bob Burnquist acontece na Escola Nacional de Circo

Parceria entre a Funarte e a UFRJ com o Instituto Bob Burnquist, edição carioca do e­vento acontece entre 26 e 29 de maio, na Escola Nacional de Circo, com entrada gratu­ita

SALA DA NOTÍCIA CCOM Funarte
Assessoria de Comunicação
J. Mantovani

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Instituto Bob Burnquist, apresentam o FUN ARTE - Arte em Circuito com Skate e Cultura. Inaugurado em São Paulo, em novembro de 2021, o evento ganha, agora, sua edição carioca, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio, na Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, no Rio. Contando com a presença do skatista e referência mundial no esporte, Bob Burnquist, e de seus convidados, a programação combina esporte, música, circo, grafite, artes plásticas, economia criativa e tecnologia e tem entrada gratuita, limitada à lotação – os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site: https://arteemcircuito.com.br/rio-de-janeiro/

O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir às performances artísticas. A ideia é mostrar que o skate é um estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social. “Depois do sucesso do FUN ARTE em São Paulo, vamos repetir a dose no Rio de Janeiro, em maio”, comemora Bob Burnquist. “Vamos ter várias atividades, entre elas, oficinas que eu vou promover, junto com convidados, para passar para a garotada dicas de como ser um criador de conteúdo, sobre economia criativa, novas tecnologias e NFT. Temos também o nosso projeto cripto arte, no nosso Instituto Skate Cuida e, inclusive, vamos levar alguns alunos da organização para o evento e lá faremos uma grande apresentação e até uma minicompetição de skate, com disputa da melhor manobra. Vai ser uma grande festa entre amigos”, promete o skatista.

Destaques da programação 

Para os shows dessa edição do Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura estão escalados a cantora pop Lary, que ficou conhecida com o hit "Salto 15", que fez parte da trilha sonora da novela "A força do Querer" (Rede Globo); os rappers Ryan Realcria e Taylan, o último é uma das atrações no Rock in Rio; os Djs Machintal (que já acompanhou e/ou produziu Farofa Carioca, Larissa Luz, Dream Team do Passinho, entre outros) e Tamy (Racionais MC's, Emicida, Ludmilla, entre outros); E, ainda, o grupo Instinto Coletivo, que traz no seu repertório os maiores sucessos da banda O Rappa; e o cantor André Frateschi, conhecido por sua experiência na TV como ator em diversas novelas e séries, mas também por ter sido vencedor do programa Popstar, na TV Globo, e ser o vocalista na turnê comemorativa dos 30 anos da Legião Urbana, junto a Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. 

A programação também traz apresentações de artes circenses, como contorcionistas, palhaços, acrobatas e malabaristas.  

Para o skate, será montado um pequeno circuito com pista, rampas e obstáculos. A programação contará também com uma série de oficinas, começando pelos workshops conduzidos por Bob Burnquist, que receberá convidados especializados em temas como criação de conteúdo, cripto arte e economia criativa, com transmissão ao vivo pela internet na forma de lives. Outras oficinas serão dedicadas ao grafite, circo e técnicas para Djs.

Além disso, durante todo o evento, funcionará no local um estande do projeto Arte na Fonte (@aartenafonte, no Instagram), com a exposição de obras de oito artistas da periferia, especialmente produzidas para a ocasião. Essas obras poderão ser adquiridas pelo público e 80% da renda obtida será revertida para projetos sociais.

Confira a programação completa, com datas e horários em: www.arteemcircuito.com.br
 

Sobre Bob Burnquist

Filho de mãe brasileira e pai norte-americano, Bob é o maior medalhista da história do X Games, a mais festejada competição de esportes radicais, com um total de 30 medalhas. É o único brasileiro eleito Skater of the Year, em tradução livre, Skatista do Ano, pela Thrasher Magazine. A arte e o estilo de andar de skate do brasileiro viraram referência mundial ao revolucionar o esporte com manobras criadas por ele, e ao se tornar octacampeão em Mega Rampa, estrutura de 105 metros de extensão por 27 metros de altura, inclusive vencendo o título de 2021. Dividindo residências entre a Califórnia (EUA) e o Rio de Janeiro, foi na capital carioca que fundou o seu instituto social, que leva o seu nome, que inspira, educa e transforma crianças e jovens por meio do contato com o skate e as artes urbanas.

Sobre a Funarte

Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileira e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes. Atualmente a Funarte alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.

Sobre a Escola Nacional de Circo (ENC)

A Escola Nacional de Circo (ENC) foi fundada em 1982 e está localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro. A instituição é referência para toda a América Latina no campo da formação em circo e prepara artistas profissionais para atuarem em circos de lona e em diversos setores das artes e segmentos culturais, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Também faz parte fundamental dessa proposta formar cidadãos, com a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento de sua visão cultural, estimulando a que eles empreguem seu senso crítico e sua criatividade em relação aos mais diversos campos da produção artística, de modo livre e consciente.

 

 Sobre o Arte de Toda Gente e o Arte em Circuito

O programa Arte de Toda Gente - ATG (artedetodagente.com.br) foi criado por meio de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade. Ele é composto pelos projetos Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br), Um Novo Olhar (www.umnovoolhar.art.br) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e envolve artistas e educadores, compartilhando cultura e conhecimento.

Parte do programa ATG, o projeto Arte em Circuito realiza eventos artísticos e pedagógicos nas áreas de música (popular, de concerto, hip hop, folclórica), teatro, dança (balé contemporâneo, street dance, danças circulares), circo, fotografia, literatura, pintura, desenho (grafite), escultura (esculturas utilizáveis, incluindo para skate), gestão cultural, artes visuais e artes digitais, de forma presencial ou virtual, nas cidades atendidas pelas Regionais Funarte: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A iniciativa se articula em conjunto com o projeto Fun Arte – Skate, Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Bob Burnquist.

Serviço:

Fun Arte - Arte em Circuito com Skate e Cultura

De 26 a 29 de maio de 2022 | Das 11h às 20h

Entrada franca, com inscrições pela plataforma Sympla*

Escola Nacional de Circo

Rua Elpídio Boamorte, 4 - Praça da Bandeira, Rio de Janeiro

 

*O acesso às atividades está sujeito à lotação da capacidade do local, por ordem de chegada. Aconselhamos antecedência de uma hora para o início da atividade escolhida.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal

Escola de Música da UFRJ | Fundação Universitária José Bonifácio | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Instituto Bob Burnquist

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis em www.arteemcircuito.com.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.gov.br/funarte

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação – Funarte [email protected]

Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp