19/05/2022 às 22h22min - Atualizada em 19/05/2022 às 22h22min

Programação especial marca comemorações dos 168 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina

Da Redação
Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Considerada a mais antiga instituição cultural do estado, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) chega aos seus 168 anos de criação no próximo dia 31 de maio e, para comemorar, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove uma agenda especial com atividades gratuitas abertas à participação da comunidade. O calendário começa no dia 24 de maio e conta com exposição, oficinas, bate-papos sobre literatura, visitas guiadas com contação de histórias, lançamento de livro e exibição de vídeo.

No dia da celebração do aniversário, 31,  será reaberto ao público o setor de Obras Raras, no 3º andar da BPSC, que estava fechado para reformas. 

24 de maio - terça-feira:

8h: Abertura da Mostra "Livros Voadores e Esculturas de Livros"
Livros feitos por alunos do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) serão expostos dando a impressão de que estão suspensos no ar. (Projeto Releituras - Curadora: Maria de Fátima Medeiros.)
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

Das 14h às 16h: Oficina de Caderno de Artista
A professora Patrícia Amante ensina a produção de "livros de artista", por meio de reflexões sobre o trabalho pessoal, algumas referências da produção nacional e internacional. 
Patrícia Amante é graduada em Educação Artística, Habilitação, Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e especialista em Linguagem Plástica Contemporânea pela mesma instituição. É técnica em assuntos culturais da Fundação Catarinense de Cultura, professora nas Oficinas de Arte, onde ministra curso de Teoria das Cores, Livro de Artista, Linguagem Visual e Papel Reciclado.
LOCAL: Laboratório de conservação, restauração e encadernação (Lacre), da BPSC.

25 de maio - quarta-feira:

9h: Bate-papo sobre Literatura com Edenice Fraga.

Edenice é tenente-coronel de reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, escritora e palestrante. Desenvolve várias outras atividades como poetisa, contista e declamadora. Escreveu roteiro para espetáculo teatral. Membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC), Diretora de Cultura da Academia Desterrense de Literatura (ADELIT), membro da Academia Nacional de Ciências,  Letras e Artes (ANACLA), membro da Federação Brasileira de Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e membro do Grupo de Poetas Livres (GPL).
LOCAL: Sala de Oficinas - 2º andar da BPSC

10h: Visita Guiada com contação de histórias por Marina Hadlich.
Crianças de escolas públicas e outros interessados visitam a BPSC e participam, junto com os alunos, de atividade de contação de histórias a ser realizada por Marina Hadlich. Natural de Blumenau, atualmente Marina mora em Florianópolis, onde propaga a literatura em bibliotecas comunitárias e campanhas para arrecadação de livros às instituições. É autora do livro de contos "100 Mulheres”, e participou de diversas antologias, tais como “Desespere-se”, “2ª Coletânea de Natal” e “Cotidiano Introspectivo Centenário - Clarice Lispector”. 
LOCAL: Contação de Histórias no hall de entrada da BPSC

14h: Visita Guiada com contação de histórias por Joyce Kwiatkowski.
Crianças de escola pública, na faixa etária de 4 anos, e outros interessados visitarão a BPSC onde será apresentada contação de histórias por Joyce Kwiatkowski, também professora de musicalização nas escolas da cidade de Garopaba (SC).  
LOCAL: Contação de Histórias no hall de entrada da BPSC

26 de maio - quinta-feira:

10h: Contoterapia "O poder dos contos para revelar o que a alma esconde", com a escritora Ana Lavratti e a contoterapeuta Vilca Damiani.

Com mestrado em Estudos da Tradução, Ana Lavratti adaptou o clássico “O Patinho Feio” para 2022. Esta oficina de contoterapia incentiva reflexões sobre o senso de pertencimento, o respeito às diferenças, autoestima, maternidade, família e a busca pelo nosso lugar. A oficina também tem participação de Vilca Damiani, coach, mentora e contoterapeuta. 
Público de faixa etária a partir dos 10 anos.
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

Das 14h30 às 16h30: Oficina Colorindo "Os encantos de Floripa", com a autora Gabriela Luft.
Tarde literária com a artista, que irá colorir as ilustrações do livro junto com o público participante, na faixa etária de 10 a 12 anos. Gabriela Luft é natural da capital de Santa Catarina e autora do livro “Os Encantos de Floripa” que apresenta mais de 70 desenhos artísticos para colorir. A obra contém desenhos de monumentos e detalhes do centro histórico de Florianópolis, da Ponte Hercílio Luz, de praias, praças e igrejas, além de ilustrações da culinária e da cultura da Ilha. 
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

27 de maio - sexta-feira:

10h: Oficina de Origami com contação de histórias, por Hisae Yagura Kaneoya.

Formada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Hisae atua na divulgação da cultura japonesa em Florianópolis desde 2003. Em 2008, formou o Nipocultura que tem como característica facilitar o acesso às pessoas que dominam alguma arte japonesa ou que tenham qualquer ligação com a cultura japonesa. Dá suporte em eventos; atende associações, escolas, instituições municipais, estaduais e empresas. 
Vaga para oficina com contação de história: 10 participantes a partir de 5 anos de idade. 
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

14h: Biblioteca Humana: projeto Acessibilidade e Leitura, por Maria de Fátima Medeiros.
O projeto possibilita que se emprestem pessoas, em vez de livros, propiciando uma experiência envolvendo a mediação com os espaços destinados à leitura e ao encontro das pessoas. 
Duração de 15 a 30 minutos com cada profissional. 
Profissionais disponíveis: 
Laura Flores: bailarina, coreógrafa  e escritora. Diagnosticada com Síndrome de Susac em 2005, Laura tem problemas na visão e depende de andador para locomoção. Hoje é escritora e dá palestras, está lançando seu segundo livro em julho. Sua primeira obra, “Dança das Flores”,  foi transformada em audiolivro pelo Projeto Releituras em 2021
Gustavo de Simas: radalista desde os 7 anos de idade. Cego de nascença, recém-graduado em Administração Pública, participou junto com Fátima Medeiros do primeiro quadro “The Wall” de 2021 no programa “Caldeirão do Huck”. Gustavo é radialista e comentarista de futebol em rádio de Tijucas, cidade onde mora.
*Necessário agendamento prévio pelo telefone: (48) 36656421
LOCAL: Sala de oficinas do 2º andar da BPSC

14h: Tarde Literária com o Grupo de Poetas Livres (GPL).
Participação dos membros do Grupo de Poetas Livres (GPL). O objetivo do grupo é divulgar os poetas catarinenses e despertar nas pessoas o interesse pela poesia. A faixa etária dos autores é variada, tendo desde escritores mais jovens até aqueles que já ultrapassam os 90 anos de idade, assim como seus níveis de formação, demonstrando a grande diversidade do grupo. 
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

30 de maio - segunda-feira:

Das 9h às 12h: Oficina de Conservação e Restauração de Livros, por Rita Cunha.

Oficina de Conservação e Restauração de Livros, com enfoque  em costura de páginas soltas, com a restauradora Rita Cunha, especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com graduação em Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Universidade Estácio de Sá - RJ. A oficineira tem ainda cursos de Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro/ABER/SP. Em Florianópolis, de 2016 a 2017, foi coordenadora técnica do Projeto de Restauro e Conservação do Acervo do Instituto Meyer Filho. Atualmente, cursa graduação em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Público-alvo: a partir de 15 anos.
Vaga para 15 participantes.
LOCAL: Laboratório de conservação, restauração e encadernação da BPSC (Lacre)

14h: Oficina de encadernação com Joana Amarante.
A proposta da oficina é confeccionar um caderno com a costura exposta Longstitch  Buttonhole, que permite a criação de um caderno clássico, com vários fólios, abertura total e sem a utilização de cola. 
Joana Amarante é artista visual, mestre em Teoria e História das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarin(PPGAV/UDESC). Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela mesma instituição, atuou na catalogação e preservação do Acervo do Projeto Armazém. Desde 2011, atua no ensino de encadernação manual em diversos espaços e eventos, como dentro da UDESC, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), SEBRAE e feiras de arte.
Público-alvo: a partir de 15 anos.
Vaga para 10 participantes
LOCAL: Laboratório de conservação, restauração e encadernação da BPSC (Lacre)

31 de maio - terça-feira:

10h: Lançamento de livro e conversa com os idealizadores do projeto "Ateliê Ponte Palavra".

"Ateliê Ponte-Palavra" é um projeto realizado na BPSC e coordenado pelas professoras Gisela Eggert-Steindel (doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USP e Mestre em Ciências de Informação da UFSC) e Rejane Fernandes Franco Tellini (aperfeiçoamento em Poesia e Psicanálise pela UFRS). No ateliê, trouxeram dinâmicas para reconstrução de ideias com os participantes, o que resultou na publicação "Ateliê Ponte-Palavra", um livro recheado de significados em seus diferentes campos do conhecimento, tais como Educação, Biblioteconomia, Literatura e Psicanálise. Também fazem parte do livro: Evandro Jair Duarte, Eliana Pontes, Antonio José Santana Vieira e Matheus Scortegagna.
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

15h: Roda de conversa com Ana Maria Ludwig Moraes sobre "Acessos às plataformas de pesquisa: qualidade, segurança, confiabilidade".
Ana Maria Ludwig Moraes é historiadora e pesquisadora. Autora do livro “Desfile do tempo: Rua XV de Novembro – Blumenau SC”, cuja produção de conteúdo foi realizada a partir de pesquisas em sítios da BPSC, Biblioteca Nacional, entre outros. O resultado demonstra que este sistema de acesso a fontes primárias possibilita um aprofundamento de conteúdo único e em prazo reduzido, sem  necessidade de deslocamentos, manuseios de materiais fragilizados, conferência e checagem de dados que propiciam ao pesquisador segurança e confiabilidade nas suas produções. 
*Na ocasião, será também realizada a abertura do Setor de Obras Raras da BPSC (3º andar), com o seu novo layout e pronto para o atendimento ao público.
LOCAL: Hall de entrada da BPSC

19h: Exibição de vídeo sobre Fritz Müller.
Exibição do vídeo “Entrevista com Letícia de Carvalho”, tataraneta do naturalista Fritz Müller, feita na exposição “De repente, Extraordinária”. 
*Na ocasião, será celebrado o Aniversário de 168 anos da BPSC.
LOCAL: Hall de entrada da BPSC
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp