17/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 17/05/2022 às 00h00min

Santa Catarina espera qualificar 5.000 trabalhadores com novo programa estadual

Da Redação
Mauricio Vieira/Secom
O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 16, o Qualifica SC, com vagas de cursos gratuitos para mais de 5 mil trabalhadores. Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a iniciativa vai oferecer mais oportunidades aos catarinenses e mão de obra qualificada para empresas do setor turístico, de serviços, gastronomia, tecnologia e outros, em Santa Catarina.

Com o programa, serão realizados cursos de capacitação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Atrelado ao Programa Gente Catarina, nesta primeira etapa, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades do Estado.

“Gerar oportunidades e mão de obra qualificada é um dos objetivos do Governo de Santa Catarina. Somos um estado que tem a menor taxa de desemprego do país e estamos trabalhando para reduzir ainda mais esse número. Ao capacitar para oferecer mão de obra qualificada, facilitamos o ingresso ao mercado de trabalho, melhoramos os serviços prestamos e agradamos empregadores e o público. Fomentamos um ciclo ainda mais virtuoso na economia catarinense”, avalia o governador Carlos Moisés.

Para o secretário da SDE, Jairo Sartoretto, a capacitação é a chave para a mudança e novas oportunidades. “O mercado de trabalho em Santa Catarina está aquecido, com muitas vagas em aberto e, notamos uma grande necessidade de qualificação profissional. Por isso, o Governo de Santa Catarina proporciona mais de 5 mil vagas de cursos focados na demanda que temos e que irão resultar em mais oportunidades de emprego e fortalecimento da economia”, avalia.

Coordenado pela Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade, o programa é feito em parceria com a Diretoria de Emprego e Renda, que coordena o Sine em Santa Catarina. Em uma ação conjunta, o caminhão do QualificaSC irá acompanhar a Caravana do Emprego que percorre as cidades catarinenses. Junto com as oportunidades de emprego, serão oferecidos os cursos de capacitação e serviços para a população.

“O objetivo da qualificação é suprir as oportunidades de emprego que não são atendidas por falta de qualificação técnica, bem como, preparar a população catarinense para as mais variadas oportunidades de trabalho que se apresentam em nosso estado’, explica o diretor Diego Goulart.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp