13/05/2022 às 11h24min - Atualizada em 13/05/2022 às 15h20min

Museu do Mar celebra Semana de Museus com entrada a R$ 10 e série de atividades

A programação tem início na próxima terça-feira, 17, e segue até o final de semana

SALA DA NOTÍCIA Juracy dos Anjos
José Carlos Almeida
Para festejar a 20ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Mar Aleixo Belov concederá meia entrada (R$ 10) para todos os baianos e turistas que visitarem o equipamento cultural, entre os dias 17 e 22 deste mês. Além disso, o espaço preparou uma programação especial com diversas palestras. A primeira acontecerá nesta terça-feira, 17, a partir das 16h, sobre o tema “O mar não está para plástico”.  O encontro será comandado por representantes do Rede Viva Mar Vivo (RedeMar). 

A museóloga Etiennette Bosetto destaca que as atividades serão uma oportunidade para a população conhecer mais sobre a história do velejador Aleixo Belov, 79 anos, e também sobre a importância de preservar o meio ambiente. “O Museu do Mar é uma instituição que tem a responsabilidade de promover a educação social e ambiental. Por conta disso, foram pensadas diversas palestras que possam orientar os frequentadores sobre a necessidade de conservação da natureza. Além disso, os visitantes poderão conhecer de perto o acervo acumulado nas seis viagens pelo mundo feitas por Belov, que atualmente está em um novo desafio rumo ao Oceano Ártico”, informa. 

No dia 18, Etiennette será a palestrante do encontro sobre “Os museus: instrumentos de educação e formação de cidadãos”. O bate-papo será realizado às 16h. As outras duas palestras serão realizadas no dia 21, às 14h, sobre “Como proteger nossa fauna e flora” e no dia 22, também às 14h, sobre “Iniciativas voluntárias que atuam na preservação ambiental”. A primeira será conduzida por uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental Guarda Civil Municipal de Salvador (Gepa) e a segunda, pela equipe Fundo da Folia, que atua no Parque Marinho da Barra. 

Além das palestras, serão realizadas oficinas sobre compostagem e de mosaico reciclado. Essas atividades serão desenvolvidas nos dias 19 e 20, respectivamente, na Fundação Aleixo Belov, que fica próxima ao Museu do Mar, na rua Direita de Santo Antônio, 368, no Santo Antônio Além do Carmo.

>> Confira as palestras no Museu do Mar 

17/05, às 16h - Palestra: “O mar não está para plástico”.
18/05, às 16h - Palestra: “Museu um instrumento de educação”.
21/05, às 14h - Palestra: “Como proteger nossa fauna e flora”.
22/05, às 14h - Palestra: “Iniciativas voluntárias que atuam na preservação ambiental”.

>> Oficinas na Fundação Aleixo Belov

19/05, às 14h - Oficina e compostagem. 
20/05, às 14h - Oficina: Mosaico de reciclado.

Museu no Salvador Norte Shopping 

Parte do acervo do Museu do Mar também pode ser visto no piso L2, do Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão. Por lá, a partir deste sábado, 14, os visitantes podem observar quadros com fotos das expedições de Belov, assim como projeções de filmes das seis viagens pelo mundo realizadas pelo comandante. 

Museu do Mar Aleixo Belov 

Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas durante as cinco viagens que o velejador Aleixo Belov, 79 anos, fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural. Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

Saiba mais sobre o Museu do Mar no site: https://museudomaraleixobelov.org.br/#
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90