03/05/2022 às 16h21min - Atualizada em 03/05/2022 às 17h00min

SKIC investe em projetos de responsabilidade social nas comunidades em que atua

Empresa realiza ações com o objetivo de deixar um legado transformador para as pessoas

SALA DA NOTÍCIA Murillo Senne
Divulgação
Comprometida em promover o desenvolvimento das comunidades das regiões em que atua, a SKIC (Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion), uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, vem desenvolvendo projetos de responsabilidade social em diferentes localidades do País. Alinhada aos seus valores corporativos, a empresa tem buscado proporcionar melhorias para a população dessas comunidades com projetos que tem como objetivo influenciar positivamente suas vidas no presente e no futuro, voltados tanto aos jovens que buscam melhorar sua capacidade de inserção no mercado de trabalho quanto às crianças, por meio de projetos de recuperação da base educacional.

Em Congonhas (MG), onde atua em obras da área de mineração, a SKIC oferece qualificação profissional para os moradores locais, por meio de dois cursos focados em empreendedorismo e desenvolvimento comunitário. De fácil acesso, os cursos online tiveram 155 inscritos e, no próximo dia 12 de maio, os formandos receberão o certificado de conclusão, durante cerimônia presencial, que contará também com a realização de palestras sobre empreendedorismo e desenvolvimento comunitário, com a presença de especialistas nos temas.

A SKIC também está desenvolvendo salas de tecnologia em alguns municípios onde atua, em parceria com instituições sociais locais cuidadosamente selecionadas, para as quais fará a doação de todos os itens necessários, incluindo notebooks, mesas e cadeiras. A ideia é deixar toda a infraestrutura pronta para ser usufruída por crianças e adolescentes do município.

“A SKIC está presente nas diferentes localidades no período de execução das obras, mas nossa intenção é deixar um legado transformador nas regiões de atuação, que vai muito além do período dos contratos firmados com nossos clientes. Prevê ações que permanecerão ao longo do tempo, como a estruturação das salas de tecnologia”, afirma Rafaela Batista, coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SKIC.

A preparação destas salas visa também atender ao projeto “Narrativas de Cidadania – Profissional Cidadão”, em fase de implantação pela SKIC, que tem previsão de início a partir de junho deste ano. Com o objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho, este projeto disponibiliza para a comunidade a plataforma digital de treinamento própria da empresa, antes destinada apenas aos colaboradores, para cursos sobre ferramentas e softwares office, idiomas básicos e tecnologia.

“Nossa expectativa é fazer com que pelo menos 50 jovens em cada uma das localidades possam ser beneficiados inicialmente por este projeto, que vai prepará-los para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Rafaela.

Em Serra e Vitória, cidades do Espírito Santo, nas quais a SKIC também atua em obras na área de mineração, a empresa está desenvolvendo um projeto social focado na recuperação da defasagem educacional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Para isso, está contratando empresa de educação, com metodologia de ensino que visa em apenas quatro meses recuperar a defasagem educacional, através de aulas presenciais de português, matemática e inglês. Haverá um polo de ensino para atender estas crianças em períodos de três horas e meia de duração, cinco vezes por semana, no contraturno escolar destes jovens. Além das aulas de reforço nas matérias de educação básica, serão trabalhadas as competências socioemocionais e de cidadania dos alunos, necessárias para o melhor desenvolvimento acadêmico de cada um.

“Pesquisas governamentais nos mostram que crianças e adolescentes têm um nível educacional muito abaixo do esperado, por isso desenvolvemos este projeto justamente para tentar reduzir este déficit educacional. Esperamos atender até 160 alunos nestes centros educacionais”, observa a coordenadora.

Tendo a responsabilidade social como um VALOR, a SK visa desenvolver constantemente campanhas de engajamento social com os seus colaboradores, como a Páscoa solidária e a Destinação solidária do Imposto de Renda.

Na ação de Páscoa, foram arrecadados ovos de Páscoa para crianças atendidas pela AGES - Associação Civil Gaudium et Spes. Uma organização não governamental sem fins lucrativos, que atende a crianças e adolescentes e em situação de abandono, violência e risco social e pessoal. Em apenas dois dias foram arrecadados quase 100 ovos de Páscoa, que foram entregues pessoalmente por alguns colaboradores da SK, membros do comitê de responsabilidade social, que puderam conhecer um pouco mais de perto o trabalho social da Instituição e exercer um voluntariado afetivo com as crianças atendidas pelo projeto.

Já a campanha interna de destinação solidária do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) junto aos seus colaboradores teve como objetivo a divulgação da destinação solidária do imposto devido, a fundos especiais de amparo social. Amparada por lei, esta ação permite que, no ato da declaração do imposto, 3% do imposto devido seja destinado aos fundos da Criança e do Adolescente, e outros 3% ao fundo do Idoso, por meio da ficha “Doações Diretamente na Declaração”, presente no software gerador. O doador não tem acréscimo no imposto a pagar, tampouco alteração na restituição. Visando engajar mais pessoas e causar um maior impacto social positivo, a SKIC elaborou um e-book para orientar e estimular seus colaboradores nesta destinação e os incentivou a compartilharem com familiares e amigos.

Sobre a SKIC
A SKIC (Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion) é uma empresa de capital chileno líder na indústria da construção e montagem em larga escala, com operações também no Brasil, Peru e Colômbia. Desde a sua fundação, em 1960, participou de importantes projetos em sua área de atuação, que inclui engenharia, construção e montagem, gerenciamento de compras e transporte e logística local e internacional. A empresa tem uma vasta experiência em projetos de infraestrutura produtiva, que exige altos níveis de especialização, e tem capacidade de realizar trabalhos em áreas tão diversas quanto mineração, geração e transmissão, obras de energia, industriais, civis e de infraestrutura.
No Brasil, a empresa começou a atuar em 2016 e hoje conta com mais de 500 colaboradores diretos e indiretos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp