14/01/2021 às 14h16min - Atualizada em 14/01/2021 às 14h16min

São José monta estrutura para iniciar a vacinação contra a Covid-19

Da Redação
Divulgação
Com a previsão de que o Brasil inicie a vacinação contra a Covid-19 no próximo dia 20 de janeiro, muitas cidades já começam a se programar. Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde envia um avião à Índia para buscar 2 milhões de vacinas, as de Oxford.

Em São José, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o Plano de Vacinação contra a Covid-19 para realizar o trabalho de imunização na cidade. A estratégia foi apresentada ao prefeito Orvino Coelho de Ávila na última quinta-feira (7).

“O enfrentamento da pandemia é prioridade. Estamos com a estratégia de imunização preparada para iniciar assim que a vacina chegar em São José. A ideia é que possamos unir esse planejamento ao dos municípios da Grande Florianópolis. Um trabalho em conjunto será fundamental para que a população fique segura”, destaca Orvino, que vem discutindo a questão com os demais prefeitos da região.

FASES.

A previsão é realizar a vacinação em quatro fases, priorizando diferentes grupos da população. Na primeira etapa devem ser imunizados trabalhadores da saúde; pessoas acima de 75 anos; e pessoas de 60 anos ou mais que moram em instituições. Na segunda fase, o público-alvo compreenderá idosos na faixa etária de 60 a 74 anos.  
Na etapa seguinte, serão imunizadas pessoas que apresentam comorbidades (diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular e cerebrovascular, transplantados, anemia falciforme e obesidade grave). Já na quarta fase da campanha, a imunização se concentrará em professores, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento. A população estimada a ser imunizada nessas quatro fases é de 49.634 pessoas.
 
A Secretaria de Saúde de São José informou que garantirá cerca de 110 mil seringas e agulhas para assegurar o planejamento realizado. A rede municipal de imunização conta com 56 vacinadores capacitados em sala de vacina. A estrutura compreende 26 salas públicas credenciadas e mais duas privadas, além da rede de municipal responsável pelo armazenamento e distribuição das vacinas e insumos.
A Secretaria Municipal de Saúde já está ampliando a capacidade da rede para se preparar para as duas campanhas de vacinação que devem coincidir neste ano: contra a Covid-19 e contra a Influenza.
 
LOGÍSTICA.

A estratégia de vacinação vai variar conforme a população-alvo, mas inclui: manutenção das salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde, vacinação nos locais de trabalho dos profissionais de saúde, drive-thru em cinco locais estratégicos, ônibus itinerante, e vacinação em domicílio para idosos acamados e institucionalizados.

 “As Unidades de Saúde de São José realizarão cadastro dos pacientes acamados, o que permitirá mapeamento daqueles que necessitem receber a vacinação em domicílio”, detalha a secretária Municipal de Saúde, Sinara Simioni.

A secretária reforça a importância da vacinação para a saúde pública. “A imunização foi uma das grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da população brasileira. Participar dessas campanhas é proteger a si e ao próximo. A vacinação envolve então não só a responsabilidade do Ministério da Saúde em fornecer as vacinas, do Estado em coordenar e assessorar tecnicamente, do município aplicar a vacina, mas a conscientização da população sobre a necessidade dessa imunização. É uma responsabilidade de todos”, frisa Sinara.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp