29/04/2022 às 17h26min - Atualizada em 29/04/2022 às 19h10min

Pra mim, toda hora é hora de inovar e, consequentemente, de empreender”, afirma CEO do Grupo Universal Automotive Systems

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Freitas
Divulgação

Diante da crise sanitária e econômica que flagelou o Brasil, e diversas economias mundiais, muitas pessoas decidiram empreender. Fatores como a necessidade de aumentar ou ter uma nova fonte de renda, desemprego, vislumbre de novas oportunidades, ou por entender que era o momento certo levaram a ação.

De acordo com dados do Sebrae, em 2021, o empreendedorismo cresceu de forma avassaladora no país. No último ano, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de novos negócios, aumento de 9,8%, quando comparado com o ano de 2020, onde foram criadas 3,3 milhões de micro e pequenas empresas.

Os dados não apenas destacam a importância do empreendedorismo tendo como base o repensar do modelo atual de trabalho, mas a mudança atitudinal, seja esta para a abertura e consolidação de novos negócios, ou o desenvolvimento do pensamento holístico que difunda e execute novas ideias e soluções em uma empresa e/ou organização.

Segundo André Belfort, CEO do Grupo Universal Automotive Systems e sócio da Thoso Consultoria Empresarial, além de conselheiro em outras empresas, o empreendedorismo é muito mais que ser proprietário de um negócio. Em sua concepção, é uma atitude que permeia e impacta todas as decisões de um ser humano, seja no ambiente de trabalho, ou na vida particular.

“Empreendedorismo não é apenas ter um negócio, embora isso seja louvável, vai além disso, é procurar maneiras de ser eficiente, de melhorar os processos, como por exemplo, a jornada do cliente, ou mudar padrões na vida pessoal, adquirindo mais tempo, é fazer algo diferente e melhor", afirma.

O executivo ainda defende que não existe um momento certo de empreender. Com uma visão sistêmica, acredita que para ser bem-sucedido, o profissional independentemente da posição e do momento que esteja, como empresário ou colaborador, deve ser resiliente.   

“A única certeza que temos na vida é que esta vai propor mudanças constantes e cobranças, assim não existe a hora exata de empreender. Pra mim, toda hora é hora de inovar e, consequentemente, de empreender. O que muitas vezes acontece quando tem alguma situação difícil, muitas vezes de crise, as pessoas começam a empreender”, explica.

 

Empreendedorismo na prática

Nascido pela paixão por automóveis, o Grupo Universal Automotive Systems está no mercado há 45 anos. Focado, inicialmente, na distribuição de maçanetas e fechaduras, ao longo de sua trajetória identificou novas oportunidades de negócio e passou não somente distribuir, mas também a fabricar os próprios produtos, além de expandir a atuação para outras linhas do segmento, lançando e adquirindo outras marcas.

Atualmente, a empresa possui 27 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis veículos das linhas leve e pesada, além da exportação para mais de 20 países.

A empresa foi estabelecida com o trabalho árduo do empreendedor Ricardo Ferreira, também conhecido como Maçaneta. Ricardo era ex-vizinho do pai do Ayrton Senna. Antes de consolidar seu negócio, aos 13 anos de idade, ele foi trabalhar com Milton da Silva, genitor do tricampeão mundial de Fórmula 1.

Com o passar dos anos, em 1977, Ricardo montou uma distribuidora, em 1980 uma fábrica, e aos poucos sua empresa virou líder no mercado de maçanetas e fechaduras de carros, hoje conta com diversos produtos no portfólio. Por ter uma cabeça empreendedora e visão holística, o empresário passou seu cargo de CEO, e hoje é conselheiro na empresa que fundou.

Atualmente, o Grupo Universal Automotive Systems, é uma das empresas mais importantes do segmento de aftermarket automotivo. E em 2021, em plena pandemia, a empresa faturou R$ 300 milhões.

A companhia possui várias iniciativas inovadoras e empreendedoras, como por exemplo, o Centro Tecnológico de Formação (CTF), localizado na sede da companhia, em Osasco (SP). O CTF também conta com quatro veículos, equipados com showroom e equipamentos com o objetivo de ministrar treinamentos e demonstrações in loco em diversos estados.

A iniciativa surgiu pela grande capilaridade da rede parceira que revende os produtos das marcas da Universal, além da necessidade de levar informação técnica de maneira rápida e consistente aos profissionais que comercializam e instalam os componentes.

Alinhado a contemporaneidade, o Grupo ainda tem um olhar para inovações tecnológicas, bem como outros temas, em especial a discussão de políticas de diversidade e de ESG (environmental, social and governance - ambiental, social e governança, em português).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp