28/04/2022 às 14h40min - Atualizada em 29/04/2022 às 00h01min

27ª Hospitalar é marcada pela consolidação e evolução do uso da tecnologia pelo setor de saúde no pós-pandemia

Telemedicina, inteligência clínica artificial e engenharia de dados clínicos são algumas das tendências irreversíveis da área e que serão destaques no evento mais importante de saúde e principal plataforma de negócios e networking da América Latina

SALA DA NOTÍCIA Nora Ferreira
https://www.hospitalar.com
Divulgação
 A crise sanitária vivida mundialmente desde o fim de 2019 mudou o rumo de quase todos os setores sociais e econômicos. Como não poderia ser diferente, a área de saúde foi a que mais passou por mudanças, tendo na tecnologia o suporte necessário para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. A 27ª Feira Hospitalar, de volta após dois anos de interrupção, acontece em meio a esse cenário completamente modificado para apresentar e consolidar alguns avanços do setor de saúde. 

“O tema da inovação entrou na cadeia de saúde com muita força na pandemia. Do ponto de vista tecnológico, por exemplo, esses dois anos de Covid-19 significaram cinco ou seis anos de avanço, como no caso da telemedicina. A força da Hospitalar está nessa possibilidade de apoiar o salto, de ajudar a construir as pontes para o futuro de forma mais rápida e harmônica”, destacou Eduardo Paes de Barros, Business Director | Healthcare Business da Informa Markets Brasil. 

Além da telemedicina, outros dois caminhos são apontados como irreversíveis no setor: a inteligência clínica artificial, que é a análise de um grande volume de dados, seguindo algoritmos definidos pela equipe médica, e a engenharia de dados clínicos, que gerencia a tecnologia da saúde.

“O meio digital é um ‘tecido inteligente que está revestindo o setor de saúde’. Um exemplo é a algoritmização: centenas de aplicações em Inteligência Artificial para suporte a decisão médica surgem todos os dias. A Feira será a primeira pré-5G e isso faz toda a diferença. No Brasil, em menos de três anos, poderá ter um milhão de sensores (IoT) por quilometro quadrado, fazendo com que um paciente hospitalar seja completamente controlado a distância”, salientou o executivo. 

Essas evoluções indicam que também a formação dos profissionais de saúde vai passar por modificações e os médicos que já estão no mercado precisarão de adaptar e aderir às novidades. “Profissionais de saúde enfrentam o mais difícil desafio desde a época de Hipócrates (370 a. C.): ou se atualizam com as máquinas tecnológicas inteligentes ou podem desaparecer ao longo deste século. As novas gerações de médicos serão mais educadoras e menos curadoras, utilizando a IA para suporte as suas decisões médicas”, afirmou Paes de Barros.

A medicina caminha para ser a união entre o conhecimento básico e a tecnologia disruptiva, que no pós-pandemia deixaram de ser antagônicos. “Hoje uma plataforma de ‘aprendizado de máquina’ é capaz de armazenar o conhecimento de 10 mil médicos, e gerar milhares de sugestões terapêuticas ou diagnósticas. Assim, o médico terá uma esplendorosa oportunidade pela frente: usar as máquinas para apoiar as decisões e a empatia para transferir cuidado ao paciente”, comemorou Eduardo Paes de Barros.

A indústria médico-hospitalar passou por grandes desafios nos últimos dois anos, mas a expectativa de crescimento e desenvolvimento pelas inovações da tecnologia é real. “Existem bons fluídos para crescer, embora a economia mundial tropece. Mas, nenhuma outra indústria de serviços possui tanta demanda acumulada como o ecossistema de saúde. Somos 7,7 bilhões de habitantes com algo perto 1,4 patologias por habitante”, disse o executivo.
Todas essas mudanças e possibilidades estarão presentes na 27ª da Hospitalar. “Há dez anos, um estudante de medicina que visitasse a Hospitalar teria centenas de vezes menos poder de aprender do que hoje, onde nuvem, smartphone, apps e inúmeras tecnologias asseguram que ele não só veja a feira, mas apreenda com o que vê nela”, disse o executivo. 

Hospitalar Hub
Desde maio de 2021 a Hospitalar oferece uma plataforma digital aberta, a Hospitalar Hub. Diversas associações, entidades e influenciadores do setor usam a plataforma para se conectar com suas comunidades. 
Durante o evento, o Hub será um aplicativo da feira física, que poderá ser acessado na web e nos smartphones. Com isso, o visitante poderá planejar a visita, escolhendo empresas, produtos e conteúdo que pretende conhecer. Além de poder já agendar reuniões com expositores no estande ou mesmo online.

A Hospitalar conta com o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), além de mais de 30 apoiadores. Confira a lista completa em hospitalar.com.


Serviço – Hospitalar 2022- Back to the Basics: Recuperando o fundamental e assimilando a inovação.
Data: 17 a 20 de maio, das 11h às 20h 
Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)
Programação: https://www.hospitalar.com/pt/home.html 
Credenciamento: https://www.hospitalar.com/pt/quero-visitar.html - Antecipado: Gratuito. No Local: R$70,00.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp