01/10/2020 às 21h43min - Atualizada em 01/10/2020 às 21h43min

Servidor da UFSC lança livro sobre a universidade pública brasileira

Da Redação
universidade estão em disputa atualmente na sociedade? Que modelo de universidade o SINAES induz? O que tem o planejamento institucional e a gestão universitária a ver com avaliação ou com um modelo de universidade? Essas são algumas perguntas que a leitura do livro “A Universidade Eficiente no Brasil”, de autoria de Rafael dos Santos Pereira, pode ajudar a responder.

A política nacional de avaliação tem sido central no debate educacional há anos. Na educação superior, o atual sistema nacional de avaliação, o SINAES, foi elaborado em um contexto de grandes debates e mudanças na política Brasileira, conformando em si um processo histórico que envolve não só a questão da avaliação, mas as questões da universidade, do Estado e também da sociedade.

Realizar uma avaliação da política de avaliação da educação superior atual, a partir de uma perspectiva histórica, discutindo as interseções entre a avaliação de políticas públicas, a política de avaliação e as reformas do Estado foi um dos desafios da pesquisa que sustenta este livro, o que foi permitido dialogando com a literatura da educação, administração pública e sociologia política.

O arcabouço teórico, mobilizado a partir de uma perspectiva crítica, sustentou as reflexões sobre universidade pública, a política nacional de avaliação e a gestão universitária, a partir de uma pesquisa empírica extensa em documentos institucionais de 5 grandes universidades federais brasileiras.

O autor caracterizou a universidade pública atual como Universidade Eficiente, ou seja, aquela que, em suas próprias palavras, “tem sua ‘boa’ qualidade atestada pelos rankings, independente dos recursos estatais disponíveis para produzir seu ‘bom’ desempenho”.

A Pesquisa foi realizada durante o curso de Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na linha de políticas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, sob a orientação da professora Mônica Ribeiro da Silva. Defendida em maio de 2020, a tese foi transformada em livro, que está em lançamento pela Enunciado Publicações.

A tese original, completa, pode ser obtida digitalmente e gratuitamente no banco de teses e dissertações da UFPR. O livro pode ser obtido nos canais da editora ou pelo e-mail [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp