09/01/2021 às 10h31min - Atualizada em 09/01/2021 às 10h31min

‘O Voo do Impossível: Curta-metragem de 14min conta a história da Embraer e faz homenagem aos 90 anos de Ozires Silva, o fundador da empresa

Marcos Eduardo Carvalho
Reprodução
A Embraer, primeira e única fabricante brasileira de aviões, em São José dos Campos, capital do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, lançou esta semana um vídeo em homenagem aos 90 anos de Ozires Silva, o fundador e idealizador da empresa.

‘O Voo do Impossível, com duração de 14 minutos, é uma animação que conta a vida de Ozires, que nasceu em Bauru, também no interior paulista e, desde pequeno, sonhava em ser piloto e ver o Brasil produzindo aviões.

Baseado no livro ‘A Decolagem de um Sonho’, também escrito pelo fundador da Embraer, a animação mostra Ozires e seu amigo Zico sonhando com a produção de aviões no Brasil. Zico, anos depois, já como piloto, morreu em um acidente aéreo.

Ozires Silva, que descobriu o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), também em São José dos Campos, foi para o interior paulista, onde se formou em engenheiro aeronáutico e foi trabalhar no CTA (Centro Técnico Aeroespacial). Lá, começou a projetar o Bandeirante, que em 1968 seria o primeiro avião brasileiro a decolar.

Um ano depois, em 1969, ele fundou a Embraer, uma empresa de capital misto e que começou impulsionada por verba do governo. Ozires, como idealizador, foi o primeiro presidente da empresa. Hoje, aos 90 anos, vive entre São Paulo e São José dos Campos. Lúcido e ativo, chegou a gravar um outro vídeo pedindo para as pessoas assistirem ‘O Voo do Impossível’.

Atualmente, a Embraer, que foi privatizada em 1994, conta com sub-sedes em outras cidades brasileiras e até mesmo no exterior, com Estados Unidos, China e Portugal.

Abaixo, assista ao vídeo na íntegra:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp