08/01/2021 às 20h04min - Atualizada em 08/01/2021 às 20h04min

Com animações produzidas na UFSC, pianista catarinense Pablo Rossi apresenta música de Schubert

Da Redação
Rudi Bonadese/Divulgação
Animações de criaturas de Franklin Cascaes produzidas por alunos e professores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) encantam o pianista catarinense Pablo Rossi e fazem parte da apresentação “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC”.
 
O concerto, gravado sem a presença de público no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, estreou no dia 19 de dezembro de 2020 no canal do YouTube da UFSC e marcou as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal de Santa Catarina.
 
No vídeo, as criaturas de Franklin Cascaes, em animação do DesignLab da UFSC, dialogam com a música Erlkönig de Schubert/Liszt. A música original de Schubert tem como letra o poema de Goethe, Erlkönig/o rei dos Elfos. O poema conta a história de um pai que cavalga com seu filho doente em busca de um médico.
 
Ao passar pela floresta, o menino vê a terrível figura do Rei dos Elfos, enquanto para o pai não havia ali nada além do que as forças da natureza, o barulho do vento, o som das folhas das árvores. Essa ideia das forças da natureza que parecem trazer em si um poder mágico – e até mesmo maligno – é retratada nas figuras de Cascaes, na bruxa, no boitatá. Os desenhos de Cascaes, cujo direito de imagem foi cedido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE), foram animados por professores e alunos da UFSC.
 
A apresentação “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC” é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp