08/01/2021 às 12h08min - Atualizada em 08/01/2021 às 12h49min

Setor industrial fecha 2020 com bons resultados e começa 2021 com boa perspectiva

Cenário positivo favorece setor industrial e as expectativas para 2021 seguem positivas

DINO
https://www.grupoalltech.com.br/
Divulgação


O setor industrial - tanto emprego quanto produção - voltou a crescer no final do ano de 2020. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em sua Sondagem Industrial, o mês de novembro, que geralmente representa um período de baixas para o setor, revelou alta desta vez.

Expectativas seguem em patamares elevados - acima das médias históricas

O cenário positivo desencadeado pela evolução da indústria, mesmo durante a pandemia, favorece bastante as empresas industriais que pretendem investir no próximo ano. Em dezembro, o indicador foi de 59,1 pontos, sendo a média histórica de 49,8 pontos, ou seja, são quase 10 pontos a mais.

No Mato Grosso do Sul, por exemplo, PIB da indústria cresceu 5% em 2020

O ano foi extremamente atípico e desafiador, tendo a pandemia como pano de fundo para as atividades econômicas. Mesmo assim, o PIB da indústria cresceu 5% no estado de Mato Grosso do Sul (em comparação ao ano anterior), saltando de R$ 22,4 bilhões para R$ 23,5 bilhões.

Os dados foram fornecidos pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), no Radar Industrial.

Indústria do aço volta a sentir otimismo e projeta um 2021 positivo

O setor do aço, dentro da indústria brasileira, já consegue projetar um 2021 com mais otimismo. De acordo com o Instituto Aço Brasil, a expectativa é de que as vendas aumentem mais de 5% no próximo ano, enquanto o consumo de produtos siderúrgicos (que compreende o mercado interno brasileiro) deverá ter alta de quase 6% em relação a 2020.

De acordo com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, "o cenário positivo baseia-se na expectativa de um maior consumo de aço na construção civil e nas obras de infraestrutura e de maior participação da indústria nacional no setor de óleo e gás e de energia renovável". Ou seja, a indústria do aço espera de 2021 um ano mais surpreendente, em termos positivos.

Centros de usinagem devem se preparar para um 2021 de mais trabalho e produtividade

O setor industrial, fábricas, linhas de produção e centros de usinagem, move o País graças aos produtos e serviços fornecidos. Sua força se mostra em todos os processos produtivos e, para um 2021 ainda mais próspero para a indústria, é preciso contar com maquinário e equipamentos que forneçam o suporte necessário para gerar qualidade e atingir as metas do que será produzido.

Ou seja, o maquinário industrial, além de ser parte intrínseca ao processo produtivo, influencia na qualidade dos resultados e será crucial para auxiliar no desenvolvimento da indústria brasileira em 2021.

De acordo com Ana Cláudia Ferretti, gestora de Marketing do Grupo Alltech, "O setor industrial teve um grande avanço mesmo em meio a pandemia, as expectativas são positivas para o início do próximo ano, tudo nos leva a crer que o mercado continuará avançando". O Grupo fornece, inclusive, aluguel de maquinário como uma das soluções para ter acesso a equipamentos altamente tecnológicos sem necessariamente comprá-los.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp