06/01/2021 às 22h07min - Atualizada em 06/01/2021 às 22h07min

UFSC vai testar mais de 400 pessoas contra Covid-19 em atividade presencial

Da Redação
Divulgação
Cerca de 400 pessoas em atividade presencial no Campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina na Trindade), em Florianópolis, serão testadas nos próximos dias como estratégia para conter o avanço da pandemia de Covid-19. O  laboratório Biome-hub, prestador de serviço da prefeitura da Capital, ofereceu os testes como uma retribuição à parceria na qual a UFSC cedeu espaço para um ponto de testagem drive thru, reforçando a rede municipal.

Os testes começaram nesta quarta-feira e seguem até sexta, no Hall da Reitoria, e englobam os funcionários que estão em atividade presencial. De acordo com o diretor da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho da UFSC, Paulo Eduardo Botelho, os testes serão voltados para os trabalhadores em atividades essenciais, como pesquisadores que lidam com amostras de material perecível, segurança do campus, imprensa universitária e outros serviços de rotina, como de portaria, limpeza e manutenção de áreas verdes. 

Os casos positivos serão orientados e acompanhados pelo  Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). A ideia também é fazer o rastreio para identificar a data e o período do contágio, orientando eventuais contatos que o paciente possa ter tido. Já o laboratório Biome-hub irá notificar a Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, como tem ocorrido desde o início da pandemia, segundo a supervisora de operações externas na Biome, Elaine Manini.

Botelho lembra que esta é uma ação de caráter preventivo, em razão da possibilidade de aumento de contágios por conta das festas de fim de ano. “Há uma projeção de aumento de casos a partir da segunda-feira. Essa ação preventiva em quem está na universidade busca também identificar assintomáticos para interromper a cadeia de transmissão”. O diretor reforça que, para além da testagem, as ações de comportamento social são as mais importantes, tais como evitar aglomeração, utilizar a máscara e higienizar as mãos com frequência.

A UFSC está com as atividades presenciais suspensas desde março de 2020, quando a pandemia começou a se agravar no país. Setores como vigilância e zeladoria, entretanto, realizam suas atividades presencialmente. Há pesquisas que também precisam dos espaços da universidade e dos equipamentos laboratoriais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp