12/03/2022 às 21h17min - Atualizada em 12/03/2022 às 21h17min

Secretaria da Agricultura mantém interdição de áreas de cultivo de moluscos em Palhoça e Bombinhas

Da Redação
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 11, a manutenção da interdição das áreas de cultivo de molusco de Ponta do Papagaio, no município de Palhoça, e de Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, devido à alta concentração da ficotoxina Ácido Okadaico. Nessas localidades está proibida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

A interdição é necessária quando é detectada uma concentração de ficotoxina Ácido Okadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Interdição parcial

- A localidade de Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, está parcialmente interditada.

Nessa área está proibida a retirada e comercialização de moluscos bivalves (mexilhões, vieiras e berbigões), porém está liberado o consumo de ostras.

O gerente de Aquicultura e Pesca, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões se comportam de formas diferentes diante da concentrações de algas tóxicas e bactérias, por isso, a interdição pode ser parcial.

Monitoramento constante

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp