17/02/2022 às 19h27min - Atualizada em 20/02/2022 às 00h01min

Semantix conquista ISO 27001

Certificação valida compromisso com a segurança e impulsiona estratégia de negócios da empresa

SALA DA NOTÍCIA Joseane Carmo
A Semantix, referência no desenvolvimento de produtos data-centric na América Latina, comemora a conquista da certificação ISO 27001, norma padrão e referência global para a Gestão da Segurança da Informação. Criada pela International Standardization Organization, a ISO 27001 possui normas que determinam a adoção de requisitos, processos e controles, a fim de mitigar e gerenciar riscos de segurança da informação.
 
Por meio da conquista, a Semantix demonstra sua excelência na proteção de ativos para seus clientes e parceiros, adotando modelos internacionais de qualidade nos processos de implementação, operação, monitorização e revisão do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), com procedimentos que garantem confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos de informações corporativas, além de alto nível de compliance com rastreabilidade completa das ações e processos. Na prática, isso representa mais tranquilidade para clientes e parceiros, por terem a certeza de que suas informações de negócio ou dados privados de usuários estão seguros.
 
Apesar de já oferecer um processo de governança seguro e aderente, que atendia seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, a Semantix sentiu a necessidade de obter a mais alta validação internacional de governança existente hoje. Em julho de 2021, a empresa deu início ao processo de adequação visando a certificação e, por meio da colaboração de suas diversas áreas, incluindo Recursos Humanos, Desenvolvimento, Produto, Segurança e privacidade e DOC (Data Operations Center), alcançou a certificação no início de 2022.
 
“Demonstramos que temos protocolos de controle com políticas que organizam a gestão dos ativos, como controle de acessos, uso de criptografia, criação de normas para a segurança física e ambiental das informações, formação de padrões de segurança para as operações e comunicações, regras para relações com fornecedores e uso dos recursos humanos, normas para o gerenciamento de incidentes de segurança da informação mantendo a conformidade dos processos com metodologias internacionais para garantir a nossa eficiência operacional”, afirma José Roberto Jesus, Analista de Governança Sênior da Semantix.
 
Do ponto de vista estratégico, a certificação traz ainda mais poder de competitividade internacional para a empresa, que no final do ano passado realizou uma fusão com a SPAC Alpha Capital, e muito em breve passará a ser publicamente negociada na Nasdaq, bolsa de valores americana. “A certificação sela mais uma vez o compromisso da Semantix com processos e produtos seguros, mais resilientes às constantes ameaças de cibersegurança que o mundo enfrenta. Essa conquista é um grande passo na estratégia de internacionalização da empresa, visto que, ao estarmos aptos a atender normas de compliance globais, aumentam as oportunidades de negócios para nossos produtos em diversos mercados, especialmente no norte-americano, neste momento”, pontua Enio Moraes, DPO e CISO da Semantix.
 
A obtenção da certificação também coloca a Semantix em uma posição de destaque no mercado nacional, visto que a ISO 27001 é uma importante chancela para organizações que manipulam dados dentro da cultura data-driven. No Brasil, apenas 148 empresas possuem a certificação, de acordo com a última pesquisa oficial da ISO realizada em 2020.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp