28/12/2020 às 15h54min - Atualizada em 28/12/2020 às 17h31min

Especialistas explicam como preparar o carro para viajar no fim de ano

Depois de ficar com o carro parado na garagem por tanto tempo, é importante fazer uma revisão antes de pegar a estrada

DINO
http://casagrandeautoshopping.com.br


O ano de 2020 foi atípico, em todos os sentidos. A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas tradições tivessem de ser alteradas ou, até mesmo, canceladas.

Conforme o ano se aproxima do fim, as festas de Natal e de Ano Novo são colocadas em risco. Recentemente, a cidade do Rio de Janeiro cancelou todas as celebrações públicas de Réveillon no município, uma vez que as festas na rua poderiam incentivar a aglomeração e contribuir para o contágio. Ao mesmo tempo, autoridades e especialistas de saúde pedem que se evite ceias de Natal ou festas de Ano Novo com muitas pessoas, especialmente entre famílias que não fazem ou fizeram a quarentena juntas.

Por causa disso, muitas pessoas não sabem exatamente o que fazer neste fim de ano. Uma possibilidade é viajar para algum lugar mais distante e curtir as festas longe dos grandes centros urbanos, que são os maiores polos de contaminação da doença.

No entanto, alguns especialistas alertam para certos cuidados a serem tomados ao tirar o carro da garagem depois da quarentena.

Quem ficou com o carro na garagem parado todo esse tempo, ou fez apenas alguns cuidados básicos, precisa estar atento e fazer uma revisão mais completa antes de pegar a estrada. Afinal, sempre há o risco de algum tipo de problema no meio do caminho.

A seguir, segue uma lista com alguns cuidados básicos que o motorista deve ter antes de tirar o carro da garagem para pegar a estrada, especialmente depois de ficar com ele parado na pandemia. As dicas foram dadas pela equipe mecânica da Casagrande AutoShopping.

1. Pneus

Os pneus estão entre as partes do carro que mais sofrem com a quarentena. O peso do carro em uma mesma posição vai, lentamente, deformando o pneu.

Uma saída simples e rápida, de 10 a 15 minutos a cada dois ou três 3 dias, já ajuda nessa questão. Caso isso não tenha sido feito, o ideal é dar uma olhada nos pneus para ver se não será necessário trocá-los antes de viajar.

Outro cuidado básico é verificar a calibragem dos pneus. Isso é necessário pois é comum que, depois de tanto tempo parados, eles percam um pouco da pressão interna. Assim, verificar a calibragem (com os pneus frios) e ajustá-la pode ajudar a garantir uma viagem mais segura.

2. Combustível

Pouca gente sabe, mas os combustíveis têm data de validade. Normalmente, isso não é um problema, pois os carros estão sempre queimando combustível conforme andam. No entanto, com o carro parado há tanto tempo na garagem, alguns motoristas ainda podem ter em seus veículos o combustível do início do ano. E a gasolina fora da validade pode gerar problemas ao motor do carro. Por isso, o ideal é remover o combustível do tanque e trocá-lo por novo.

3. Alinhamento e balanceamento

Deixar o carro muito tempo parado na mesma posição afeta o alinhamento e o balanceamento dos eixos e das rodas. Por isso, é importante fazer uma revisão básica para garantir que eles estarão alinhados e balanceados. Esse cuidado garante maior estabilidade do carro na pista, o que traz mais segurança e evita acidentes.

4. Bateria

A peça mecânica que mais sofre com a pandemia é a bateria do carro. Isso porque ela continua sendo usada mesmo com o automóvel parado (por causa do alarme e de outros sistemas), mas não conta com o carregamento natural de quando o veículo está em movimento.
Por isso, o ideal seria desconectar a bateria do automóvel no início da pandemia ou, como alternativa, andar com o carro um pouquinho a cada 2 ou 3 dias para mantê-la carregada.

Caso isso não tenha sido feito, é importante verificar se a bateria está com carga e fazer uma revisão básica no item. O processo inclui dar uma olhada na bateria com um voltímetro para medir a sua carga, limpar seus terminais e recarregá-la, se for o caso.

5. Fluidos

Além dos combustíveis, os fluidos como óleo, líquido de freio e a água usada para arrefecer o motor também têm data de vencimento. Portanto, é essencial verificá-los antes de pegar a estrada para garantir que não prejudicarão o automóvel quando em uso.

Por fim, é importante ter muito cuidado ao escolher um destino para onde viajar. Os motoristas devem evitar locais com alto índice de contaminação e tomar cuidado para eles mesmos não levarem o vírus para esses lugares. Além disso, as férias de fim de ano devem ser restritas ao local de hospedagem o máximo tempo possível. Ao sair, o uso da máscara e do distanciamento social é imprescindível.



Website: http://casagrandeautoshopping.com.br
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp