28/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 28/12/2020 às 00h00min

São José já conta com Ecoponto para entrega de material reciclável

Da Redação
Divulgação
São José já conta com um Ecoponto para a entrega de materiais recicláveis na Avenida Beira-Mar. A inauguração aconteceu na última quarta-feira.

De acordo com a prefeitura, o Ecoponto, que está localizado próximo à Olaria Beiramar, receberá materiais como papel, plástico, metal e vidro. Os itens devem estar devidamente limpos e secos. O equipamento funciona 24 horas todos os dias da semana. Será feito atendimento presencial para orientações sobre o descarte e esclarecimento de dúvidas de segunda a sábado, das 10h40min às 13h e das 14h às 19h.

“Já tínhamos programado a instalação desta unidade com o objetivo de fazer um trabalho de educação ambiental com a comunidade, além de facilitar também o descarte correto destes materiais. Para o próximo ano temos a programação para a instalação de mais um Ecoponto e também de recolhimento de grandes volumes. Com isso, a cidade vai ficando mais limpa e as pessoas vão aprendendo a descartar de forma correta todos os resíduos”, disse a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD).

Ainda segundo a prefeitura, todo o material recolhido será encaminhado para cinco cooperativas e associações de recicláveis com sede em São José: Acareli (Associação Comunitária Aparecida de Reciclagem de Lixo), que fica no Sertão do Maruim; ARM (Associação de Recicladores de Materiais Recicláveis Machado), em Picadas do Sul; Associação Beneficente Plasani, na Área Industrial; Elorecicla, no bairro Areias; e Zeitz, em Forquilhinha.

“A escolha da Beira-Mar para receber o Ecoponto foi estratégica pela visibilidade e pela presença do público. A intenção da instalação desse equipamento é facilitar a adesão dos josefenses à coleta seletiva”, explica o gerente regional da Ambiental, Jairson José da Silva.

A prefeitura alerta, porém, que o serviço não recolhe resto de materiais de construção ou outros tipos de entulhos, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Já as pilhas, lâmpadas e baterias devem ser devolvidas para os comerciantes que darão o destino adequado, já que esses itens contêm materiais pesados e podem prejudicar o meio ambiente.

Mesmo com a instalação do Ecoponto, a coleta seletiva residencial segue normalmente o calendário de atendimento aos bairros do município.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp