23/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 23/12/2020 às 00h00min

Coleta de lixo nas praias de Florianópolis será diária a partir do final de semana

Da Redação
Allan Carvalho/PMF/Divulgação
A partir do próximo final de semana, a coleta de lixo convencional e a limpeza da orla das praias em 45 quilômetros de área em Florianópolis será feita de forma diária. Assim, tem início a Operação Verão 2020/2021, realizada pela Compac (Autarquia de Melhoramentos da Capital), da prefeitura.
 
Em um ano marcado por greves, pedidos de aumento salarial e clima hostil entre prefeitura e sindicato da categoria, a Compac terá frota renovada e 207 novos funcionários contratados para o serviço. De acordo com a prefeitura, a coleta seletiva vai continuar acontecendo uma vez por mês.
 
Agora, na temporada, os roteiros nos principais balneários passam do início da noite para a madrugada.
 
Atualmente, a Comcap dispõe de 98 veículos operacionais de grande porte, com 64 caminhões compactadores, sendo que metade deles tem menos de cinco anos de uso.
Nesta temporada, segundo o presidente da autarquia, Lucas Arruda, será mantida a logística noturna que reduz em 30% o tempo de coleta nas praias.
 
Os roteiros feitos de madrugada diminuem o esforço dos garis e motoristas e reduzem o impacto sobre a mobilidade urbana. “Será um verão diferente, cheio de incertezas, mas a Comcap está adaptada e preparada para dar pronta resposta às demandas da cidade”, aponta Arruda.
 
Para recompor o quadro de pessoal, afetado pelas medidas de proteção aos mais vulneráveis à Covid-19, segundo ele, a Comcap realizou seleção pública e contratou 207 empregados temporários. São 24 motoristas, 114 garis de coleta e 69 garis de limpeza pública.
 
A diretora de Operações, Nilda de Oliveira, disse que, além da coleta domiciliar de resíduos que nos meses de verão chega a aumentar mais de 40% em relação à baixa temporada, a Comcap torna diária a limpeza da orla nos principais balneários. Neste verão, em que a frequência à praia está sujeita à legislação sanitária, o veranista deve colaborar ainda mais, observa ela.
 
As embalagens dos produtos consumidos na orla, por exemplo, devem ser levada de volta para casa para encaminhar à coleta seletiva. “Para quem se preocupa com a sobrevivência da espécie humana no planeta, não faz o menor sentido deixar garrafas e latinhas na faixa de areia, correndo o risco de ser levado pela maré”, afirma Nilda.
 
ORLA.
 
Durante o verão, a Comcap torna diária a manutenção de 45 quilômetros de orla nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A limpeza mobilizará diariamente 164 pessoas, 13 veículos como quadriciclos e caminhonetes, com previsão de uso de até 215 mil sacos de lixo durante a temporada.
 
SERVIÇO: 
 
Coleta de resíduos no feriado de Natal
A coleta domiciliar de resíduos será mantida praticamente normal esta semana, com exceção da noite de véspera. Ao Natal, segue-se a Operação Verão com coleta seis vezes por semana, durante a madrugada, nos principais balneários.
 
23 de dezembro, quarta
Coleta convencional e seletiva normais
 
24 de dezembro, quinta
Coleta convencional normal de manhã e à tarde antecipada para 12h
Coleta seletiva normal pela manhã e à tarde
Não tem coleta convencional nem seletiva noturnas
 
25 de dezembro, sexta
Coleta especial pela manhã nas principais praias e nas lixeiras comunitárias do Maciço do Morro da Cruz
Coleta convencional e seletiva normais à noite
Seletiva no Jurerê Internacional e Daniela passará da tarde para noite. Campeche deve contar com Ecoponto Morro das Pedras ou reservar no domicílio
 
26 de dezembro, sábado
Coleta convencional e seletiva normais
 
27 de dezembro, domingo
Coleta convencional e seletiva normais
Na madrugada de 28 (segunda-feira), começa Operação Verão com coleta seis vezes por semana.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp