22/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 22/12/2020 às 00h00min

Crianças recebem Prêmio Honestidade nas Escolas Públicas Estaduais

Da Redação
Mauricio Vieira/Secom

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) entregou na manhã desta segunda-feira, 21, troféus e certificados da 2ª Edição do Prêmio Honestidade nas escolas públicas estaduais de Santa Catarina. O projeto integra o Programa SIG Kids, da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) em cooperação pedagógica com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Foram premiados os desenhos mais criativos a partir do tema “O que é ser honesto?”.

“As crianças representam o futuro. Nós temos que investir nelas. A ideia é de recebê-las aqui é de reconhecimento e para aproximar desse ambiente político. Mostrar que pessoas comuns, como eu e outros políticos, podem estar na administração pública fazendo o correto, o ético, o honesto e mostrar que esse espaço pode conquistado por elas. Temos certeza que é uma grande semente que está sendo plantada, para integridade do dia a dia, para as ações de honestidade serem valorizadas”, disse o governador, ao site oficial do governo.

O concurso visa despertar valores como cidadania, ética e integridade dos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais de Santa Catarina.

Os vencedores deste ano foram: do 1º ano - Valentina Schmitt Correia, da EEB Bulcão Viana do município de Praia Grande - Regional de Araranguá; do 2º ano, Laís Mendes Moraes, da EEB Professora Célia Coelho Cruz, de Tubarão - Regional de Tubarão; do 3° ano, Vitória Padilha Monteiro, da EEB Bulcão Viana do município de Praia Grande - Regional de Araranguá, e do 4º ano, Graziele Lúcia Borges, da EEB Tenente Ary Rauen, de Mafra - Regional de Mafra. As escolas também foram premiadas.

“O prêmio SIG kids revela comprometimento do Estado em plantar mudanças no presente e no futuro de Santa Catarina. Quando proporcionamos às crianças e jovens da educação pública infantil a reflexão sobre o que é ser honesto estamos semeando envolvimento da família e da escola na comunidade, com a formação de cidadão mais conscientes do seu papel no mundo”, destacou a secretária executiva da SIG, Naiara Czarnobai Augusto.

Conforme o secretário da Educação, Natalino Uggioni nesta segunda edição, 122 alunos e 45 professores de 30 escolas, distribuídas em 26 municípios, fizeram a inscrição para participar do concurso. Foram selecionados pela Comissão Julgadora o melhor desenho do 1º, 2º, 3º e 4º ano (um de cada ano), totalizando quatro trabalhos por escola, com base em critérios como pertinência temática, criatividade, harmonia e composição artística, autenticidade e ineditismo.

“Esse concurso vai marcar essas crianças para sua trajetória de vida. Com isso, ganhamos alunos melhores formados e uma sociedade melhor, que é o que todos queremos” pontuou o secretário da Educação.

A aluna Vitória Padilha Monteiro, de nove anos, que estava acompanhada da mãe, contou que estava muito feliz com a premiação e que teve muitos aprendizados. “Eu adoro desenhar. Eu desenhei muitas coisas sobre honestidade, que é ajudar as pessoas e não fazer as coisas erradas. O prêmio é uma grande conquista”, contou.

Também acompanharam o ato alguns professores e diretores das escolas. O diretor da EEB Bulcão Viana, Marcelo dos Santos Sala, salientou que o concurso incentiva a educação, fala sobre honestidade, trabalha o valor humano, além de reconhecer o trabalho das crianças e das escolas. “Mostra que a educação está sendo feita. Nosso objetivo é fazer uma sociedade, um mundo melhor e essas crianças estão fazendo isso”, ressaltou.


Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp