22/12/2020 às 06h00min - Atualizada em 22/12/2020 às 06h00min

​UFSC: uma das quatro maiores influenciadoras do país sobre a Covid-19, diz pesquisa

Da Redação
Mauricio Vieira/Secom
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está entre as quatro principais universidades influenciadoras sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil, segundo estudo divulgado pelo projeto Science Pulse em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD). 

Intitulado Principais vozes da ciência no Twitter, o relatório identificou cientistas, especialistas e organizações científicas mais influentes na conversa sobre a pandemia na rede social, no período entre junho e outubro de 2020.

O estudo mapeou as redes de interação entre os perfis monitorados da comunidade científica, com a análise da dinâmica de propagação de informações e fluxo interacional a partir técnicas teórico-metodológicas específicas.

Além dos divulgadores de ciência, como Átila Iamarino e Natalia Pasternak, o levantamento ressaltou o trabalho de perfis institucionais de universidade públicas.

Entre os 1,2 mil perfis identificados com o estudo, quatro universidades destacam-se no ranking por medida de influência, no quesito popularidade: a USP (Universidade de São Paulo), a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFSC. Completam ainda a lista os perfis da Agência Fiocruz, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do professor e advogado Silvio Almeida, e dos biólogos Richard Dawkins e Atila Iamarino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp