28/01/2022 às 14h21min - Atualizada em 28/01/2022 às 18h50min

Técnica CRISPR é tema do 23º episódio do Podcast “Momento Ciência”

Podcast da Thermo Fisher Scientific conta com a participação do Dr. Ernesto Goulart para falar sobre o procedimento de edição genética CRISPR-Cas9

SALA DA NOTÍCIA Mariana França Lino
Momento Ciência- Thermo Fisher Scientific
O 23º do Podcast “Momento Ciência” já está disponível e conta com a presença do Dr. Ernesto Goulart, pesquisador do Centro de Genoma da Universidade de São Paulo (USP) para falar sobre o CRISPR, uma técnica de edição genética baseada em um sistema defensivo de bactérias.
Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição em número absoluto de transplantes, de acordo com dados do International Registry in Organ Donation and Transplantation (IRODAT). Porém, segundo o Ministério da Saúde, a fila de espera por órgãos ultrapassou 41 mil inscritos em 2016. Neste contexto, o transplante de rim é o que apresenta a maior discrepância entre número de pacientes na fila de espera e os procedimentos realizados: foram 5.592 transplantes para 24.914 inscritos. Somente em 2017, 1.716 pacientes morreram enquanto esperavam por um rim.

Com o objetivo de mudar de reduzir ou mesmo acabar com a fila de transplante de órgãos no Brasil, o Xenotransplante, transplante de órgãos entre duas espécies diferentes, começa a se tornar uma realidade no país. Segundo Dr. Ernesto, com o CRISPR-Cas9 é possível inativar, retirar ou substituir pedacinhos de genes, fazendo com que que o sistema imunológico humano não rejeite os órgãos.
Expert em terapias avançadas, com foco em células tronco e engenharia tecidual, Ernerto Goulart possui mestrado em Ciências Biológicas: Genética e Biotecnologia, e graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como pesquisador convidado no Department of Bioengineering da Temple University - Philadelphia, no núcleo de pesquisa TIME - Temple Institute for Regenerative Medicine and Engineering. Atualmente, é pesquisador no Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco - USP e trabalha na área de bioengenharia tecidual/biomateriais, com foco em engenharia tecidual hepática (bioimpressão 3D e organóides hepáticos) e engenharia genética, com foco em xenotransplante.

Com o objetivo de democratizar a Ciência e compartilhar conhecimento e notícias desse meio com seus clientes e parceiros sobre temas importantes e atuais, a Thermo Fisher Scientific, líder mundial em produtos e soluções científicas, produz quinzenalmente novos episódios para o Podcast “Momento Ciência”. Cada episódio conta com a presença de renomados especialistas que abordam diversos temas do segmento da saúde biotecnologia e ciências da vida.

É possível acompanhar e compartilhar os conteúdos - disponíveis nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast - com seus amigos e familiares, ampliando assim o alcance das informações e a conversa sobre a importância do entendimento destes temas.
Para ouvir o episódio clique aqui.

Saiba mais em:
#MomentoCiência
#ConhecimentoQueTeAcompanha
#ThermofisherScientific
 
Sobre a Thermo Fisher
A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em produtos e soluções científicas, com receita anual acima de US$ 25 bilhões, cerca de 75 mil funcionários e investe mais de US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, são 450 funcionários, trabalhando desde a operação até o atendimento ao cliente, reforçando o enfoque científico da empresa. Sua missão é capacitar os clientes a tornarem o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro, acelerando a pesquisa em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, melhorando os diagnósticos dos pacientes e aumentando a produtividade dos laboratórios. Para mais informações, visite www.thermofisher.com
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp