27/01/2022 às 12h30min - Atualizada em 28/01/2022 às 00h00min

Instituto Campus Party e Governo do Estado de Goiás anunciam 20 novos laboratórios Include

Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, projeto espera atender 6 mil jovens de comunidades carentes do estado

SALA DA NOTÍCIA Aurelio Guerra
O Instituto Campus Party (ICP) e o Governo do Estado de Goiás acabam de anunciar a construção de 20 unidades do projeto Include no estado. O programa visa difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantem educação de qualidade e desenvolvam suas habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador.
Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas) A expectativa é atender 6 mil jovens de comunidades carentes locais até fevereiro de 2024.  

“A missão do Include é levar as oportunidades da tecnologia para as periferias. Para isso, construímos um modelo de ensino onde os jovens têm contato com drones, impressora 3D, realidade virtual, IOT e aprendem robótica, programação e outras ferramentas da tecnologia digital, de maneira gratuita. Ter políticas públicas que apoiem a educação tecnológica é fundamental para inserir esses jovens inicialmente na educação e, depois, na economia digital. E o governo de Goiás, tem sido parceiro fundamental nesta construção, sendo, atualmente o estado que mais temos laboratórios instalados, 26 no total, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party".

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o projeto, ainda, conta com o apoio do Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educ. Prof., Cient. e Tecnológica (CONIF) e GOUVÊA. 

"O Governo de Goiás tem compromisso em difundir a melhor educação possível aos goianos, independente da região em que ele mora. Por isso, espalhar o Include pelo Estado é vital para quem mais jovens tenham acesso ao pensamento computacional. O Include traz inovação, pensamento crítico, resolução de problemas. Coloca uma possibilidade de emprego muito mais tecnológico, que esses alunos não teriam se não tivessem passado por essa experiência”, complementa o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira.

Maior número no Brasil
Goiás já tem seis laboratórios Include instalados e funcionando em Goiânia (duas), Luziânia, Alto Paraíso, Valparaíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Com a implementação desses novos 20 espaços o Estado contará com o maior número de laboratórios do Brasil.

O projeto já conta com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Sobre o Instituto Campus Party 
A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas, cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.

Para mais informações: 
Virta Comunicação 
Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99617-8791
Aurelio Guerra –
[email protected] – (11) 94804-6144

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp