27/01/2022 às 14h21min - Atualizada em 27/01/2022 às 16h30min

Veja como realizar o sonho de estudar e trabalhar em outro país

Confira dicas para conseguir ir para um dos países mais procurados pelos brasileiros

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Simplicio
Agência Oliver Press
Freepik
 

A busca por melhores oportunidades de trabalho e crescimento na carreira impulsionou o desejo dos brasileiros de morar fora. Dados do o Atlas da Juventude 2021 mostram que mais de 45% dos jovens brasileiros se mudariam do Brasil se tivessem oportunidades ou condições. Só no último trimestre de 2021, houve um aumento de 500% na procura de vistos norte-americanos. 

De acordo com a Universidade do Intercâmbio, startup especializada em mapear e direcionar pessoas para oportunidades internacionais, os Estados Unidos se tornou uma das principais opções por conta da oferta de empregos, faculdades e cursos que podem ajudar no crescimento individual das pessoas. Para o CEO da startup, Vinicius Nunes, as últimas notícias sobre o mercado de trabalho norte-americano ajudam a pensar nas possibilidades de emprego no país. “Hoje, mais de 10 milhões de vagas de emprego estão sem ocupação nos EUA. É a maior taxa de vagas do século, além do cenário da Covid-19, que impulsionou uma nova realidade com o trabalho remoto”, conta. 

Para falar mais sobre os principais caminhos que os brasileiros podem seguir para conseguir realizar o sonho de estudar ou trabalhar nos Estados Unidos, a Universidade do Intercâmbio separou algumas dicas especiais para conquistar esse objetivo:

 

1 - Saiba bem a sua área de interesse: entender no que você quer atuar e o que deseja fazer é o primeiro passo para garantir um intercâmbio com menos custos e mais possibilidades. Por isso, não deixe de realizar uma pesquisa detalhada sobre a sua profissão, o local que deseja estudar ou trabalhar e as oportunidades da região escolhida. 

 

2 - Busque por oportunidades gratuitas:do mesmo jeito que é importante saber o que quer fazer, é importante ver como fazer isso da melhor maneira possível. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem mais de 300 mil tipos de bolsas de estudos e cada uma com um propósito. Existem bolsas por mérito, bolsas exclusivas para mães, bolsas para atletas, bolsas de criatividade - como jogar videogame - e muitas outras oportunidades, basta entender o que elas pedem e aplicar. 

 

3 - Trabalhe durante as férias universitárias: uma das oportunidades mais bacanas para os jovens brasileiros,que já começaram uma graduação, é participar de trabalhos de curto prazo nas férias: os conhecidos summer e winter jobs, que são estágios e empregos de férias nos EUA. Durante todo o ano, grandes empresas norte-americanas abrem processos seletivos para este período das férias acadêmicas, além disso, valorizam currículos estrangeiros para promover o multiculturalismo na organização interna.

4 - Aproveite a pandemia: pode parecer besteira, mas a Covid-19 impulsionou a redução dos processos burocráticos para as aplicações, já que a maioria foi realizada dentro do formato remoto, com entrevistas e etapas online. Por isso, aproveite as seleções onlines.  Além disso, as possibilidades de trabalho home office aumentaram o leque de oferta de empregos para estrangeiros sem sair do Brasil. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp