26/01/2022 às 17h49min - Atualizada em 27/01/2022 às 00h00min

Qualidade do arame de aço faz diferença na resistência dos equipamentos agrícolas

Fixadores estão presentes em motores de tratores, nas pás colheitadeiras e nos arados, entre outros

SALA DA NOTÍCIA Vitorya da Cruz Paulo
Belgo Bekaert
Divulgação

As máquinas e implementos agrícolas cumprem importantes funções nas propriedades rurais, responsáveis por preparar o solo, plantar, colher, processar entre outras atividades vitais para o sucesso da produção agropecuária. Na base de sua fabricação, esses equipamentos precisam contar com fixadores – porcas e parafusos –, de alta qualidade, constituídos com arame com alto nível de pureza de aço, o que garante mais durabilidade e segurança. "Os fixadores estão presentes em diversos equipamentos agrícolas, como nos motores de tratores, nas pás colheitadeiras e nos arados, por exemplo. Essas máquinas são fundamentais para as propriedades rurais e precisam ter componentes de alta qualidade", explica Edmundo Buzelli, gerente de negócios da Belgo Bekaert.

Apesar de pequenos no tamanho, esses componentes são essenciais na fabricação desses implementos. Por isso, faz diferença usar aço forte e de qualidade no processo de fabricação, garantindo elevado padrão e mais durabilidade do produto final. Buzelli destaca, ainda, que o uso dos fixadores feitos a partir do arame é diverso no agronegócio, estando presentes também nos esticadores e catracas das cercas rurais.

O processo de confecção dos fixadores começa com a produção do aço na usina siderúrgica. Em seguida, a trefilaria dá as condições mecânicas e físicas ao aço através de decapagem química, trefilação, tratamentos térmicos necessários. Uma vez pronto, o arame segue para a fábrica de parafusos, na qual sofre novas transformações, sendo endireitado, cortado, estampado e laminado para fazer a rosca. Além disso, passa por novo tratamento térmico e também tratamento de revestimento com zinco, para evitar oxidação. 

A Belgo Bekaert oferece amplo portifólio de arames de aço de qualidade com elevada pureza e atendendo as especificações técnicas para a fabricação de porcas, rebites, arruelas e parafusos. "São arames resistentes e duráveis, que garantem maior segurança aos fixadores utilizados nos mais diferentes equipamentos e acessórios das propriedades", finaliza o especialista da Belgo Bekaert. 

Sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp