26/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/01/2022 às 00h00min

​Incêndios florestais aumentam em 627% comparando janeiro de 2021 e 2022

Da Redação
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Na comparação dos períodos de 1º a 23 de janeiro de 2021 e 2022 o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) registrou um aumento de 627% nas ocorrências de incêndio florestal. Em 2021 foram registrados 91 ocorrências e em 2022 são 571 até agora.

Embora a diferença nos números de um ano para outro seja grande, o presidente da coordenadoria de incêndios florestais dos Bombeiros, tenente-coronel Jefferson de Souza, explica que esse aumento considerável tem relação direta com a onda de calor e as ações humanas.

“Os incêndios florestais estão diretamente ligados a baixa umidade relativa do ar e estamos vivendo esse período prolongado, de calor excessivo, que deixa a vegetação mais seca, facilitando a ignição, ou seja, a queima. Neste período qualquer fonte de calor próxima de vegetação iniciará um incêndio que terá uma alta velocidade de propagação”, detalha.

Cidades mais atingidas

Criciúma, Lages e Florianópolis são as cidades com maior número de registros em 2022, respectivamente.

Segundo a corporação, a maioria dos incêndios florestais são causados por ação humana, como queima intencional de pastos, plantações, lixos, com perda de controle; vandalismo; fogueiras; balões; acidentes causados por fagulhas de máquinas ou rompimentos de cabos de eletricidade e raramente, causas naturais, como raios.

Prevenção

- Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;
- não queime lixo, terrenos ou pastagens;
- não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;
- não deixe garrafas de vidro em áreas de vegetação (o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio);
- ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso precise fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp