25/01/2022 às 07h04min - Atualizada em 25/01/2022 às 07h04min

Engenheiro de Computação em Aquidauana-MS cria projeto de realidade virtual para humanizar vacinação

Da Redação
Divulgação
Um marco de tecnologia e inovação em Mato Grosso do Sul. Na última segunda-feira (24) a cidade de Aquidauana começou a vivenciar uma experiência inédita no SUS (Sistema Único de Saúde), através da vacinação infantil aliada ao projeto-piloto para uso de realidade virtual no ato da vacinação das crianças, sobretudo, neste momento de imunização contra a Covid-19.

A ideia é do jovem cientista aquidauanense e sul-mato-grossense Luiz Fernando da Silva Borges, 23 anos, que continua pesquisando como a ciência e a tecnologia podem auxiliar os cidadãos na saúde e na melhoria da qualidade de vida.

Participaram da reunião de apresentação, os vereadores Anderson Meireles e Sargento Cruz, os secretários municipais Cláudia Souza (Saúde), Ernandes Peixoto (Finanças), Marluce Garcia (Administração), Youssef Saliba (Cultura e Turismo), Rosy Ribeiro (Agecom), a diretora executiva do gabinete – Selma Suleiman e o chefe do Departamento de Informática da prefeitura, Ricardo Valério.

Na prática, o uso de tecnologia de ponta no dia a dia da vacinação no SUS, nos postos de saúde, será através do uso de óculos de realidade virtual no ato da vacina da criança, imergindo a criança em um mundo de personagem, lúdico, fazendo com que ela não perceba a agulhada. 

“É muito importante você aliar essas tecnologias disponíveis na saúde, para diminuir o estresse na hora da vacina, quebrando essa barreira que muitas crianças têm, além de gerar uma experiência lúdica, legal e divertida, capaz de fazer com que as próprias crianças possam convidar as outras, de forma espontânea, para vivenciarem essa experiência na vacinação”, detalhou Luiz Fernando, ao ‘DiárioCG’.

Por sua vez, o prefeito Odilon Ribeiro, aprovando a iniciativa do projeto, parabenizou ao jovem pesquisador e afirmou que “será de grande valia para a saúde municipal, poder oportunizar essa experiência para as crianças, principalmente, para aliviar a tensão e medo na hora da vacina”.

“Estamos honrados e felizes em conhecer de perto esse projeto do nosso jovem aquidauanense e pesquisador Luiz Fernando. Acredito no potencial desse projeto para rede pública de saúde e queremos que as nossas unidades possam oportunizar essa experiência e benefício para as crianças. Parabéns Luiz Fernando por essa brilhante iniciativa, ainda mais em um momento como esse, em que a vacinação infantil está em pauta e é prioridade”, ressaltou o prefeito Odilon Ribeiro.

O projeto-piloto é inédito na rede pública de saúde, conforme explicou o pesquisador. “Até onde eu tenho conhecimento, essa experiência de realidade virtual na vacinação infantil é inédita no SUS. A cidade de Aquidauana será a primeira de MS, até mesmo do Brasil, a empregar essa tecnologia de ponta na hora da vacinação”, afirmou o pesquisador Luiz Fernando S. Borges.

Para a implantação do projeto-piloto, o pesquisador Luiz Fernando S. Borges ganhou dois óculos de realidade virtual que cederá à Prefeitura de Aquidauana para uso e, ainda, conta com a parceria institucional da empresa MASSFAR Realidade Aumentada e Virtual, que cedeu por 06 meses a licença do software para uso nas ESFs de Aquidauana. 
Questionado sobre a escolha de Aquidauana para a implantação do projeto, Luiz Fernando S. Borges confidenciou que ele escolheu Aquidauana por ser a cidade onde ele tem as melhores memórias e para ajudar a saúde da sua cidade natal. 

“Eu escolhi Aquidauana porque é a minha cidade, é a minha casa, é onde eu tenho as minhas melhores memórias. Nada melhor do que fazer isso em Aquidauana, ajudando a cumprir o meu próprio objetivo de vida, que é aliviar o sofrimento humano por meio do uso da tecnologia”, disse Luiz Fernando.

Para a implantação do projeto-piloto na rede pública em Aquidauana, Luiz Fernando conta com a aprovação do prefeito Odilon Ribeiro e da secretária municipal de Saúde, Cláudia Souza. Inicialmente, as primeiras unidades a receberem os óculos de realidade virtual e o software para uso serão os postos de saúde da Santa Terezinha (ESF José Vória) e da Estevão (ESF João André Madsem). Depois, o projeto se expandirá às demais ESFs do município.
Por fim, o jovem pesquisador afirmou que a vacinação infantil é primordial para salvar vidas. “A vacinação infantil contra a Covid-19 é importante, porque essa doença mata e, inclusive, mata crianças”, finalizou o jovem cientista Luiz Fernando.

Histórico

Luiz Fernando da Silva Borges é natural de Aquidauana, é ex-aluno da Escola Municipal Erso Gomes e do IFMS Campus de Aquidauana, é graduando em Engenharia da Computação no Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança, em São Paulo. 

Durante o ensino médio desenvolveu pesquisas e tecnologias na área de engenharia biomédica com: modelagem estatística de processos termodinâmicos para amplificação de DNA; controle contínuo de juntas para próteses robóticas de membro superior com feedback tátil e interfaces cérebro-computador e cérebro máquina de loop fechado para a comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo e coma, bem como reabilitação de membros paralisados. 

Laureado com mais de 60 prêmios como resultado de suas participações em feiras de ciências e engenharia nacionais e internacionais, sendo o primeiro e único brasileiro a receber os prêmios de 1º lugar e melhor da categoria, em Engenharia Biomédica, na maior feira de ciências e engenharia do mundo: a Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). 

Além disso, recebeu também o prêmio concedido pelo MIT Lincoln Laboratory, por meio do programa Ceres Connection, tendo seu nome submetido para a International Astronomical Union (IAU), que nomeou o asteroide (33503) Dasilvaborges, em sua homenagem. Co-fundou a Hermes Braindeck e a Leventronic. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp