25/01/2022 às 06h17min - Atualizada em 25/01/2022 às 06h17min

Morre Olavo de Carvalho, 'guru político' de Bolsonaro; ele tinha 74 anos e vivia nos EUA

Das agências
Arquivo
O escritor Olavo de Carvalho morreu nesta segunda-feira (24) aos 74 anos. A informação foi divulgada pelas redes sociais do filósofo na madrugada desta terça-feira (25). De acordo com o comunicado da família, Olavo estava internado em um hospital na região de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

A nota não deixa claro a razão,— em específico — da morte, porém, o escritor havia sido diagnosticado com covid-19 no último dia 16 de janeiro. Ainda na época, Olavo tinha cancelado as aulas de filosofia que realizava de forma online. A família do escritor não informou o horário do velório e do sepultamento de Olavo nos Estados Unidos, onde mora desde 2005.

Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

Confira o pronunciamento
“A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, disse a família, em comunicado nas redes sociais.

Nota de falecimento

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)

Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado.

Histórico de saúde
Entre julho e agosto do ano passado, Olavo de Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.

Em abril do mesmo ano, o escritor foi internado nos Estados Unidos, onde mora desde 2005, para tratar de problemas respiratórios.

Considerado, especialmente durante a campanha à presidência de 2018, como um dos “gurus” do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olavo de Carvalho era constantemente elogiado pelo então candidato, e por parte da base governista. Após a eleição, contudo, Olavo virou alvo de críticas por parte de militares.

Um dos destaques da crise na relação com o bolsonarismo foi o adjetivo usado por Hamilton Mourão, em 2019, para definir Olavo: “astrólogo”. A alfinetada ocorreu logo após a postagem de um vídeo criticando os militares.

Em contrapartida, Olavo já declarou à jornalistas que "Mourão é um idiota".
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp