14/12/2020 às 14h18min - Atualizada em 14/12/2020 às 20h07min

Porto de Itajaí registra recorde de mais de 200% em movimentação de contêineres

Sendo um dos maiores pontos de escoamento de produção no País, a alta na movimentação de cargas no Porto de Itajaí pode ser um sinal de reaquecimento econômico no Brasil. Especialistas afirmam que 2020 ainda pode fechar em alta no quesito movimentação de cargas

DINO
http://www.polifitema.com.br/
Divulgação


De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, outubro foi um mês de recordes para o complexo portuário: o número de contêineres movimentados aumentou em 225%. Esse aumento foi referente ao acumulado de movimentação registrado durante os últimos três anos e meio.

O mês de outubro, quando analisado individualmente, também mostra resultados positivos. Apenas um ano atrás, em outubro de 2019, o Porto teria movimentado 39.103 TEUs - uma medida padrão utilizada para designar contêineres de 20 pés de comprimento por 8 de largura e 8 de altura. Já no mesmo mês do ano seguinte, o número foi de 52.185 TEUs, registrando um aumento de 33%, ainda de acordo com dados divulgados pela gestão do Porto.

Mesmo com a diminuição nas atividades de importação e exportação causada pela pandemia, o Porto de Itajaí alcançou números satisfatórios ao longo dos meses. Por isso, para especialistas, a expectativa é de que os números se mantenham em crescimento, acumulando um aumento de 15% ao longo de 2020.

Porto de Itajaí: exportação e importação em 2020

Durante o ano de 2020, o Porto de Itajaí correspondeu a 63% da movimentação de carga em todo o Brasil. Entre os produtos mais exportados, estão as carnes, como o frango e a carne bovina - a movimentação de carnes representou um crescimento de 51,8% em relação ao mesmo mês do ano passado - e os derivados de madeira.

Enquanto isso, as importações acumularam 37% do total, com destaque para os materiais eletrônicos, têxteis e produtos químicos, que representaram um aumento de 80,5%, em comparação a 2019.

Viracopos também bateu recordes em 2020

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, no estado de São Paulo, também bateu recordes no registro de movimentação de carga dentro do período de um mês. Segundo a própria instituição, em outubro, foram 27.886 toneladas movimentadas, superando a melhor marca já registrada: 23.896 toneladas em setembro de 2020.

No quesito importação, o mês de outubro deste ano (que registrou 12,5 mil toneladas) superou o mesmo período do ano anterior, quando a movimentação foi de 9,8 mil toneladas. Enquanto isso, na exportação, outubro também apresentou alta, alcançando até 36,3% a mais do que em 2019, acumulando 7,4 mil toneladas enviadas para o exterior.

A importância da segurança na indústria de movimentação de cargas

Empresas de transporte precisam estar preocupadas com equipamentos de segurança que protejam a equipe e as cargas movimentadas. Um bom exemplo de um componente de segurança é a cinta de amarração de carga, que precisa ser composta por materiais resistentes à ação do tempo e intempéries.

A indústria logística movimenta milhões de toneladas todos os anos, e é imprescindível que a segurança seja uma preocupação notória para todos os envolvidos nas operações, afinal, um acidente pode gerar prejuízos financeiros e humanos.



Website: http://www.polifitema.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp