29/09/2020 às 19h44min - Atualizada em 29/09/2020 às 19h44min

Biblioteca Pública atualiza catálogo de jornais catarinenses com publicações de 1831 a 2019

Divulgação / FCC
A Biblioteca Pública de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira a disponibilização dos dois volumes do Catálogo de jornais catarinenses, com edição atualizada que traz publicações entre os anos de 1831 e 2019. De acordo com a Biblioteca, o trabalho é resultado de três anos de pesquisa da bibliotecária Helen Moro de Luca, que revisou e ampliou a edição anterior, publicada em 2013 pelos organizadores Alzemi Machado e Roseléia Marcelino.  

Para este trabalho, foi realizada uma total conferência dos dados do Catálogo anterior, com as planilhas de jornais a partir dos periódicos disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense, além da inclusão de mais de 500 títulos que não estavam disponíveis da 4ª edição (2013).  A diagramação e a disposição das informações foram alteradas para facilitar a busca do usuário e dos funcionários neste objeto de pesquisa da BPSC.

Além disso, os dados foram divididos em dois volumes: o primeiro, com 867 páginas, traz a listagem dos jornais em ordem alfabética, com dados relacionados à publicação; o segundo apresenta o índice cronológico, com os jornais listados de acordo com o ano de publicação e aqueles sem data. A publicação conta ainda com a ampliação da síntese histórica da Biblioteca Pública, com novas informações a respeito da instituição em artigo escrito pelo bibliotecário Alzemi Machado.

O trabalho é um grande inventário dos 1907 títulos de jornais catarinenses que a BPSC possui. A intenção é que ele seja atualizado anualmente, a partir do ano de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp