19/01/2022 às 00h00min - Atualizada em 19/01/2022 às 00h00min

São José assina acordo de cooperação com empresa para energia solar fotovoltaica em prédios públicos

Da Redação
Divulgação
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), assinou na última segunda-feira, 17, um acordo de cooperação com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que fará a modelagem técnica, jurídica e econômica da primeira Parceria Público-Privada de Energia Solar Fotovoltaica de Santa Catarina e uma das primeiras do país. O projeto envolve a construção, operação e manutenção de Usina Solar Fotovoltaica (UFV) para atender as demandas energéticas de iluminação pública e em edificações públicas do município. O ato dá início ao que será também a primeira parceria firmada pela prefeitura, sem ônus algum para o município, sendo mais uma das ações do Programa Avança São José, liderado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fett.

“A estimativa é de investimentos da ordem de R$ 50 milhões de reais por parte do parceiro privado que deve gerar uma redução de pelo menos 30% dos gastos com a conta de luz do município”, afirma Fett. Além da redução dos custos com energia, a iniciativa está de acordo com a tendência mundial pelo desenvolvimento de fontes alternativas de energia que promovam o melhor uso dos recursos energéticos e a redução dos impactos ambientais. 

“A energia solar é uma energia renovável e limpa, que pode ser utilizada para a geração de eletricidade. A geração de energia fotovoltaica tem se destacado como uma tecnologia promissora, principalmente para os órgãos governamentais, já que os benefícios se dão no baixo impacto ambiental, na redução no carregamento das redes elétricas, na redução de perdas e na otimização de custos”, destaca o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

O prefeito municipal complementa que a ação é um marco da atual gestão. “Essa é a primeira parceria público-privada de energia solar de um município de Santa Catarina. Em um futuro breve, todos os prédios públicos, escolas e postos de saúde, poderão ter energia fotovoltaica, por meio de investimentos privados, devido a essa parceria”, enfatiza.

Leonardo Santos, presidente da IPGC, destaca que a utilização de fontes de energias renováveis é algo cada vez mais procurado pelos municípios. “Em Minas Gerais e aqui no Estado temos projetos pilotos de municípios que já tem suas usinas solares”, observa. 

Após a assinatura do acordo, já houve uma reunião técnica para coleta de dados e dentro de 45 dias a IPGC deve apresentar a primeira versão do estudo de viabilidade para a prefeitura. “A previsão é de que até junho seja aberta a licitação para a busca de investidores para o município”, segundo Leonardo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp