17/01/2022 às 10h23min - Atualizada em 17/01/2022 às 10h23min

Concerto de abertura do Festival Internacional Femusc homenageia Yara Springmann

Da Redação
O concerto de abertura da 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC, neste domingo, 16/01, fez uma homenagem especial à Yara Springmann, uma das fundadoras do Teatro Scar, que morreu em 10 de janeiro, aos 87 anos.  Conhecida como Dona Yara, era incentivadora da música e da arte em Jaraguá do Sul e não perdia nenhuma edição do FEMUSC.

Além de uma retrospectiva com imagens da vida e um vídeo com depoimentos de Dona Yara, a Orquestra Colonial do FEMUSC, sob regência do maestro Ricardo Kanji, tocou Ária da Quarta Corda, de Johann Sebastian Bach, durante a homenagem.

As autoridades presentes salientaram a importância da homenagem e a grandiosidade do festival que virou sinônimo de Jaraguá do Sul. 

“Tenho certeza que duas cadeiras estão ocupadas neste teatro: para Dona Yara e Dr. Fernando, seu marido, fundadores do teatro Scar e que deixaram um maravilhoso legado para nosso povo de Jaraguá do Sul. Cabe ainda destacar a importância do maestro Alex Klein, que participou desde o início desta história de forma decisiva”, relembrou o prefeito Antídio Lunelli. 

O presidente do Instituto FEMUSC, Ary Carlos Pradi, destacou a importância dos profissionais que estão à frente da 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC e a dedicação dos voluntários, professores durante esse período de restrições com a pandemia da Covid-19. “Que esta edição seja lembrada como o renascimento do que estamos passando há dois anos”, afirmou Pradi. 

Já o maestro Alex Klein, diretor artístico do festival, reafirmou a importância de  projetos culturais como o FEMUSC.  “Saibam que pelos frutos vocês conhecerão a importância de projetos culturais que são produtivos, têm reconhecimento, são generosos e deixam um lastro de benefícios à comunidade. Esse FEMUSC é diferente se comparado aos outros, anteriores à pandemia, mas sua qualidade e produção é a mesma, ressaltou. 

Além da homenagem especial à Yara Springmann, o concerto de abertura contou com apresentação dos Hinos Nacional, composto por Francisco Manuel da Silva com réplicas de instrumentos e afinação da época da composição e da Independência, com voz e piano, em alusão ao bicentenário da Independência. 

O concerto foi encerrado com um show de música popular brasileira apresentado pelo professores do FEMUSC e pela cantora Jane Duboc.

Acessibilidade

O concerto de abertura foi acompanhando também por estudantes surdos, que além  da tradução em libras pela intérprete Clery Dreher puderam sentir o som através de um instrumento desenhado para captar as ondas sonoras criado pela designer Alessandra Piazera, resultado do trabalho de conclusão de curso do Bacharel.  O aparelho é colocado próximo ao corpo para que a pessoa sinta as vibrações dos instrumentos musicais.  Lucas Pozoca, de 23 anos, explicou que foi muito interessante sentir a música e o movimento.  “Eu não ouço nada, mas fiquei muito feliz porque senti uma emoção ao usar esse instrumento; foi muito bom sentir o som do violino”, afirmou.  Já Kelvin Rodrigues Alves, de 14 anos, salientou que, ao usar o equipamento, pode  sentir a vibração do grave e do agudo.


Espetáculos de alto nível artístico

A 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC acontece até 29 de janeiro com apresentações diárias. O público poderá prestigiar diferentes shows divididos em quatro séries: shows de música popular (Série MPB), concertos de música barroca, clássica e colonial (Série Música Antiga), concertos orquestrais, óperas e música de câmara (Série Grandes Concertos), além de palestras informativas (Série Musicalmente Falando).
Na programação, além das comemorações do bicentenário da Independência e da Semana da Arte Moderna, estão presentes obras de mestres da música erudita como W. A. Mozart, Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach e grandes nomes da MPB como Djavan, Chico Buarque, Edu Lobo, Flavio Venturini e Dominguinhos.
Todas as principais apresentações são transmitidas ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.

Acesse e curta o FEMUSC o ano inteiro:
Facebook: https://www.facebook.com/groups/femusc 
Instagram: https://www.instagram.com/femusc/ 
YouTube : https://www.youtube.com/user/institutofemusc 
Flickr : https://www.flickr.com/photos/femusc
Site: https://www.femusc.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »