10/01/2022 às 14h53min - Atualizada em 11/01/2022 às 11h31min

Casa Vogue apresenta o lar do artista cubano-americano Jorge Pardo em Nova York

O lar do artista cubano-americano Jorge Pardo em Nova York traduz sua visão da casa como ambiente de arte: um lugar funcional, porém esplêndido e único – ideia que confere aos exuberantes interiores que ele assina o mesmo status de suas demais obras, celebradas no mundo todo

SALA DA NOTÍCIA Suellen de Andrade
Casa Vogue_edição dupla dezembro e janeiro_Fotos_Isabel Parra
Nascido em Havana, criado em Chicago e baseado em Los Angeles durante boa parte de sua vida, o artista cubano-americano Jorge Pardo se divide hoje entre seu estúdio em Mérida, no sudeste do México, e Nova York – importante hub de galerias, é verdade, mas também endereço de sua filha, Penélope. Cerca de dez anos atrás, quando buscava um lar para chamar de seu na cidade que, ao longo da história, sempre atraiu gente de todos os cantos do planeta, ele deparou com um imóvel peculiar: uma antiga cocheira dos anos 1900, aninhada entre um prédio baixo e um abrigo para carros em Bushwick, pedaço do Brooklyn que, na época, resistia à gentrificação. “Sou imigrante e esta é uma comunidade de que realmente gostei: latina, com vendedores de comida na rua e pequenas lojas de conserto de celulares”, descreve.

A construção de 4,5 x 20 m, que já se encontrava parcialmente demolida, só escapou de ceder lugar a um novo empreendimento porque os planos da incorporadora naufragaram. Sorte de Pardo.

O portão original da cocheira foi substituído por um de garagem convencional, e a fachada posterior recebeu uma janela piso-teto, inundando de luz o interior todo desimpedido. A porção central passou a abrigar uma cozinha bem equipada e a sala de jantar, onde o anfitrião adora cozinhar e receber amigos. Tingida de escarlate, a nova escada-caracol se firma como o elemento escultural que, obviamente, não poderia faltar no conjunto.

Considerado um dos mais importantes artistas da atualidade, o cubano-americano vem explorando os limites entre a arte, o design e as áreas de convivência. Aqui, não foi diferente: seu domicílio nova-iorquino se caracteriza pelo trabalho extenso com azulejos em tonalidades vibrantes e intrincados sets de lustres em alturas variadas (algo muito semelhante à instalação Flamboyant, que ocupou o Octógono da Pinacoteca, em São Paulo, entre o final de 2019 e o começo de 2020).

Colorista excepcional, Pardo manipula paletas extensas, combinando até 40 tons em seus trabalhos, misturando formas e superfícies, brilhantes ou foscas, para estabelecer relações emocionantes, muitas vezes inesperadas. “A maioria das aplicações de cor é um pouco excêntrica”, reconhece, “mas, ao mesmo tempo, é uma casa muito confortável”, conta Pardo. 

Parte dessa sensação se deve a elementos similares aos da morada de Mérida, como um chuveiro com boxe amplo, uma banheira no quarto, as nuances dos revestimentos e as cortinas feitas de tecidos em camadas e rendas. “Se fico indo e vindo o tempo todo, quero pelo menos acordar em ambientes parecidos”, arremata.

Serviço
Revista Casa Vogue | Edição dupla dezembro e janeiro



Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.

Informações para a imprensa
a4&holofote | +55 (11) 3897-4122
Suellen de Andrade [email protected] | +55 11 98906 4570
Luana Zanelato [email protected] | +55 11 98022 2443
Neila Carvalho [email protected] | +55 11 99916-5094



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp