10/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 10/12/2020 às 00h00min

FCam e Defesa Civil de Palhoça estabelecem convênio e cidade ganha drone para levantamento de áreas de risco

Da Redação
Divulgação

A Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam) cedeu um drone DJI Mavic Mini para uso da Defesa Civil de Palhoça, por meio de um convênio de cooperação técnica. A assinatura do convênio foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), no gabinete da presidência da FCam.

 O equipamento pertence à fundação, e foi adquirido com recursos de compensação ambiental (mecanismo financeiro que visa a contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos no processo de licenciamento ambiental). “São construtores que têm que pagar uma compensação ambiental ao poder público, não necessariamente com plantio ou doação de muda. Quando a atividade causa impacto ambiental, é avaliado o valor do empreendimento e é feito um cálculo para a compensação ambiental“, explica o analista ambiental da FCam Jackson Simas.

Agora, o drone passa a ser utilizado pela Defesa Civil, por tempo indeterminado, para ações como levantamento e reconhecimento de áreas de risco. A FCam possui dois profissionais habilitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac, agência reguladora federal que normatiza e supervisiona a atividade de aviação civil no Brasil) para a operação do drone, e a Defesa Civil já tem um profissional habilitado e outros dois em processo de habilitação.

“Cada vez mais, nós estamos nos equipando para fazer os monitoramentos no município. Este tipo de equipamento vai servir para que a gente faça o mapeamento de áreas de risco e também de rios, principalmente. Estamos com um projeto alinhado para também trazer embarcações para a Defesa Civil, e vamos doar uma para a FCam, porque eles também precisam. Então, este convênio de cooperação serve para que nós tenhamos uma parceria para trabalhar em conjunto”, reflete o coordenador municipal de Defesa Civil, Júlio Marcelino.

 

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa, ressaltou a importância do acordo. “É muito importante receber este tipo de equipamento, porque a Defesa Civil e a Secretaria de Segurança fazem um trabalho de prevenção e um trabalho de fiscalização fundamental no município com relação a questões ambientais, um trabalho que é realizado de forma integrada com a FCam”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp