06/12/2020 às 14h07min - Atualizada em 06/12/2020 às 14h07min

Centenário de Clarice Lispector marca esta semana

Luiz Cláudio Ferreira/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil
Para o Brasil, esta semana é marcada pelo centenário de nascimento da consagrada escritora Clarice Lispector. Ela  nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, naturalizou-se brasileira e foi reconhecida como uma das principais autoras do país. Romances, poesias e contos fazem parte dessa carreira privilegiada. Obras como A hora da estrela e A paixão segundo G.H. estão entre as mais famosas de sua trajetória. Mas, ela também atuou como jornalista. Clarice morreu em 1977. A história dela tem sido destaque em materiais na Empresa Brasil de Comunicação. Neste ano especial de centenário, a memória dela é celebrada com uma série de lançamentos, incluindo o livro Todas as Cartas.

Neste centenário, Clarice foi homenageada em mostra na Universidade de São Paulo. Nos últimos anos, as rádios EBC, incluindo a MEC, celebraram a memória da escritora em programas como Perfil Mulher e Prosiverso, e seus textos foram apresentados em forma de narrativa e dramaturgia em programas como Visão da Literatura e o infanto-juvenil O Contador de Histórias. Confira trechos desses programas e ouça contos Uma Galinha e de parte do conto Feliz Aniversário.

O dia 11 de dezembro, seguinte ao centenário de Clarice Lispector, é também de relembrar outra data importante para a cultura brasileira, os 110 anos do nascimento de Noel Rosa. Ouça aqui mais sobre o histórico músico, que chegou a ingressar na faculdade de Medicina, e teve o grande sucesso em 1929, com “Com que Roupa?”.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp