04/12/2020 às 16h58min - Atualizada em 04/12/2020 às 16h58min

​Apesar da chuva na semana, estiagem ainda está longe do fim em SC

Da Redação
Julio Cavalheiro/Secom
As chuvas em Santa Catarina até vieram durante os últimos dias e até causaram estragos e transtornos em algumas cidades, como Palhoça, por exemplo, que teve casas e ruas alagadas. Porém, a água ainda está longe de ser suficiente para amenizar a estiagem que já assola o estado desde 2019 e vem prejudicando a vida de milhares de produtores rurais.

Os dados são do 14º Boletim Hidrometeorológico divulgado pelo governo do estado, que mostra uma melhorada na estiagem em relação aos dois meses anteriores. Porém, como a chuva foi irregular, a situação ainda é considerada grave em Santa Catarina.

Segundo o boletim, na análise da situação do abastecimento público, dos 295 municípios catarinenses, 136 permanecem em condição de normalidade; 77 em estado de atenção; 29 em alerta e 20 em estado crítico frente à estiagem. “Este resultado representou uma leve melhora em comparação ao observado no estudo anterior, já que cinco cidades saíram da condição de situação crítica”, diz o boletim.

O diretor de Recursos Hídricos e Saneamento do estado, Leonardo Ferreira, reforça que agora é hora da colaboração de todos. “As projeções mostram a estiagem prolongada no Estado. O uso da água deve ser priorizado para usos essenciais. De um lado, temos a redução drástica nos mananciais de abastecimento e, do outro, aumento da demanda do uso deste bem, devido à chegada da estação mais quente do ano. Precisamos economizar”, enfatiza.

A avaliação do Índice Integrado de Secas (ISS) identifica as áreas e as classifica por intensidade: seca fraca (S0) até seca excepcional (S4), indicando os impactos sociais, ambientais ou econômicos ao longo do tempo. Esta análise apontou 56 municípios em seca grave, 72 em extrema e, ainda, 11 cidades em condição excepcional.
O Índice Integrado de Secas também apontou que os baixos volumes de chuvas em outubro, caracterizado como um mês de elevados volumes, resultaram no avanço de seca grave para quase todo o Estado, com impactos de curto e longo prazo.

“Nós continuaremos monitorando a situação e acompanhando as medidas previstas nos planos de ações emergenciais das concessionárias. A temporada de verão está chegando e a preocupação aumenta em função dos mananciais não estarem ainda recarregados para atender o aumento expressivo de pessoas que chegarão nas regiões litorâneas. Agora mais do que antes, é momento de se conscientizar da necessidade urgente de racionar o uso de água”, observa a gerente de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt.

PREVISÃO.

Quanto à previsão do tempo, a expectativa para os próximos 15 dias é chuva intensa em curtos intervalos de tempo, com volume superior no centro-leste e Oeste do Estado.

A previsão para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro é de retorno da chuva para Santa Catarina. São esperados volumes aproximados ou acima da média para o período, em especial no litoral catarinense.

“No entanto, diante da condição hidrológica dos cursos d’água permanecendo com déficit hídrico, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada no estado. Com ausência de uma maior distribuição e volume de chuvas, pode aumentar o número de municípios em estado de atenção, alerta e crítico”, afirma o parecer do boletim hídrico.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp