03/12/2020 às 17h15min - Atualizada em 03/12/2020 às 23h44min

Mostra fotográfica registra "diálogos solitários" ao redor do mundo

Imagens do fotógrafo especializado em street style, Leo Faria, mostram a natureza complexa de diálogos solitários na mostra chamada “Ao encontro de”

DINO
http://www.canon.com.br


O fotógrafo especializado em Street Style, Leo Faria lança sua primeira exposição fotográfica individual em sua terra natal. A mostra acontece de 3 de dezembro de 2020 a 3 de março de 2021, de segunda a sexta, das 12h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, em Uberlândia Minas Gerais.

A exposição "Ao encontro de", de acesso gratuito e aberta ao público, tem a necessidade de pré-agendamento das visitas presenciais pelo site aoencontrode.art.br, visando medidas de controle à COVID-19, além de permitir uma experiência de realidade virtual a partir de 7 de dezembro. A mostra foi montada em um espaço de mil metros quadrados e conta com mais de 270 imagens feitas ao redor do mundo. A inauguração acontecerá no próprio dia 3 de dezembro, a partir das 19h, com a presença do fotógrafo Leo Faria e do curador Josué Mattos.

"Estou muito feliz porque depois de 14 anos morando fora de Uberlândia, eu tenho a oportunidade de compartilhar parte do que eu vi, vivi e produzi neste período. Esta exposição é uma oportunidade de gratidão, de retribuir à cidade, em forma de "encontros", todo um carinho pela minha terra".

A ideia da exposição "Ao encontro de" surgiu após o curador Josué Mattos revisitar os milhares de arquivos fotográficos feitos durante anos de viagens pelo mundo - Hong Kong, Bangkok, Paris, Milão, Nova Iorque, Lima, Uberlândia, entre outros - e perceber a potência de olhares e encontros diversos. O fotógrafo, durante toda a sua jornada, sempre teve o olhar para o diverso, à própria maioria, que para muitos, são consideradas minorias.

A exposição conta com o apoio da Canson, Canon, Beck’s, TV Integração e é uma realização do Centro Municipal de Cultura e Prefeitura de Uberlândia. A Canon do Brasil, líder mundial em soluções de imagem digital, é parceira de Leo Faria que fotografou e imprimiu as imagens em uma impressora da Canon.

"Esta exposição tem tudo a ver com o momento que vivemos de isolamento social. Nos faz pensar sobre como cada um entende, age e vê as coisas de uma maneira singular. A Canon vê a importância de pensar sobre isso e apoia esta exposição", afirma a supervisora de Comunicação e Marketing da Canon do Brasil, Grace Kelly.

A exposição: Leo Faria - ao encontro de (texto curatorial)

"Ao encontro de" reúne imagens que reforçam a natureza complexa de diálogos solitários. Ecoam, em alguma medida, a questão elaborada por Virginia Woolf sobre o sujeito em conversa consigo: "mas quando o eu fala com o eu, quem é que fala?" Antes de responderem à questão, as imagens parecem ocupadas em tratar a necessidade de fragmentar as partes que compõem cada indivíduo para que vozes plurais possam emergir, falar, silenciar ou conversar umas com as outras. De fato, entre as centenas de pessoas que figuram na exposição, algumas poucas se relacionam: a mãe e o seu filho de colo, idosos sentados em um banco de praça à espera de outro pôr do sol, o pequeno grupo de jovens a criar barricadas, duas mulheres que cruzam o campo visual de uma senhora que observa o tempo acelerado a sua volta, dois rapazes abraçados a contemplar o mundo pela tela de um celular, crianças que brincam como se possuíssem asas - algumas prestes a alçar voo. Ou, ainda, um grupo de manifestantes que lutam contra a discriminação e a ascensão de tiranias autoritárias. Estes parecem estar em busca de recuperar seu direito de voar, ainda preservado no grupo de crianças.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp