06/12/2021 às 16h41min - Atualizada em 07/12/2021 às 12h40min

Transformação digital impulsiona economia e exige novo perfil profissional

Atenta ao cenário, Unopar firma parceria com a Meta para oferecer cursos gratuitos na área de tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Rodolfo Salloum
Unopar
A transformação digital tem impulsionado diversos setores da economia desde o início da pandemia de covid-19. O levantamento Latin American Digital Transformation Report 2021 mostra que as empresas digitais representavam 0,9% do total de companhias no país em 2015, mas que, em 2021, esse índice passou para 4,5%. Além disso, a pesquisa indica que em 2025 um quarto do Produto Interno Bruno (PIB) do mundo virá da economia digital.
A velocidade com que o mercado está mudando, porém, tem criado um descompasso de mão de obra qualificada na área. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, o que não é suficiente para atender a demanda. A associação estima um déficit anual de 24 mil especialistas em áreas como desenvolvimento de software, ciência de dados e engenharia de dados.
Atenta a esse cenário, a Kroton, detentora da Unopar, estabeleceu uma parceria com a Meta para oferecer conteúdos complementares certificados para alunos do Academia Tech - pool de 19 cursos em Tecnologia da Informação para o ensino superior lançado pela Unopar
Os conteúdos são disponibilizados por meio da plataforma Blueprint da Meta, uma ferramenta de design thinking que mapeia interações de prestações de serviços em geral e auxilia na padronização de ações e interatividades, encontrando gaps e criando propostas de valor mais atraentes para o mercado digital. Os conteúdos são divididos por meio de trilhas e treinamentos aprofundados, que ampliam o potencial dos usuários, com módulos sobre Cibersegurança, Inovação Educacional, Privacidade de Dados e projetos sobre Marketing Digital. 
“Enquanto algumas profissões estão desaparecendo, novas carreiras estão surgindo, especialmente na área de tecnologia. Com o Academia Tech, oferecemos cursos inovadores, com alta qualidade de ensino e condizentes com a necessidade do mercado. Além disso, todos os cursos foram listados como profissões de alta demanda para os próximos anos, segundo rankings e pesquisas de instituições reconhecidas como LinkedIn, Google e Robert Half”, afirma Rafael Ribeiro de Freitas, Gerente de Inovação e Novos Negócios da Kroton, detentora da Unopar.
Para a criação do Academia Tech, foram entrevistadas mais de 10 empresas do segmento de tecnologia para entender as lacunas entre o recém-formado x profissional mais preparado para o mercado. Esse benchmarking permitiu criar uma grade curricular alinhada às necessidades dos empregadores, garantindo que o aluno aprenda, desde o primeiro semestre, os desafios reais do mercado de trabalho.
 Confira a lista de cursos do Academia Tech: 
1.         ENGENHARIA DE SOFTWARE  
2.         PROCESSAMENTO DE DADOS  
3.         BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E FINANÇAS NA ERA DIGITAL  
4.         TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS  
5.         GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO  
6.         GESTAO DE SISTEMAS DE INFORMACAO  
7.         SISTEMAS PARA INTERNET  
8.         REDES DE COMPUTADORES  
9.         COMPUTAÇÃO EM NUVEM  
10.       INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ANÁLISE DE DADOS  
11.       ARQUITETURA DE DADOS  
12.       CIÊNCIA DE DADOS  
13.       CIBERSEGURANÇA  
14.       ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS  
15.       MARKETING DIGITAL  
16.       DEVOPS  
17.       DESENVOLVIMENTO WEB  
18.       DESENVOLVIMENTO BACK END  
19.       DESENVOLVIMENTO MOBILE 
 
Sobre a Meta
A Meta constrói tecnologias que ajudam as pessoas a se conectar, encontrar comunidades e crescer empresas. Quando o Facebook foi lançado em 2004, ele mudou como as pessoas se conectam. Aplicativos como o Messenger, Instagram e WhatsApp ajudaram ainda mais a empoderar bilhões de pessoas em todo o mundo. Agora, a Meta está se movendo além das telas 2D, em direção a experiências imersivas como a realidade aumentada e a realidade virtual para ajudar a construir a próxima evolução da tecnologia social.

Sobre a Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o link.


Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp